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Ricardo Zonta Stock Car

GT Series: Zonta é confirmado como piloto do BMW Sports Trophy Team Brasil

Paranaense fará parte de iniciativa inédita de um time 100% brasileiro em campeonato europeu

25.03.2013  |  397 visualizações
Ricardo Zonta será um dos pilotos do BMW Sports Trophy Team Brasil no FIA GT Series. Experiente, o paranaense conta com passagens pelas equipes BAR, Jordan e Toyota na F1, além de ter sido o único brasileiro campeão do FIA GT em 1998, que foi reformulado e ganhou novo nome nesta temporada.

O piloto vai fazer dupla com Sergio Jimenez, multicampeão no kart e com vitórias em categorias nacionais e internacionais a bordo do BMW Z4 #5, eles se juntam a Cacá Bueno e Allam Khodair, a outra dupla da equipe.

Único, que já andou no circuito de Nogaro, palco da primeira etapa, o paranaense comemora seu retorno ao turismo europeu. "Estou feliz em retornar a um campeonato que eu já venci e também empolgado em participar de um projeto inovador em que uma equipe 100% brasileira disputa um campeonato europeu", revelou Zonta, que fará uma temporada de tripla jornada com a Stock Car, Brasileiro de Marcas e GT Series.

Com a direção esportiva de um dos grandes nomes do automobilismo brasileiro, o sete vezes campeão da Stock Car Washington Bezerra, a equipe terá seus carros preparados pela AH Competições, de Antonio Hermann. "Nós todos sabemos que Ricardo é rápido. Ele também é um membro da equipe, e Ricardo e Sergio se complementam bem", explicou. "Todos os meus pilotos estão vindo para a GT Series para tentar ir bem. Será nosso primeiro ano fora do Brasil, mas nosso objetivo é ganhar corridas e tentar ganhar o campeonato", destacou Antonio Hermann.

A primeira etapa da temporada está marcada para acontecer em Nogaro, na França, entre os dias 31 de março e 1º de abril, com as provas transmitidas ao vivo para o Brasil pelo canal Sportv.

Confira o calendário da FIA GT Series:
1º de abril - Nogaro (Fra)
21 de abril - Zolder (Bel)
7 de julho - Zandvoort (Hol)
18 de agosto - Eslováquia (Esq)
13 de outubro - Navarra (Esp)
16 ou 23 de novembro - Oriente Médio

Ficha Técnica do BMW Z4 GT3:

Comprimento: 4.387 mm
Largura: 2.012 mm
Altura: 1.210 mm
Distância entre eixos: 2.509 mm
Distância entre rodas: 1.623 mm (dianteiras) 1.667 mm (traseiras)
Peso: aprox. 1190 kg
Capac. do tanque/combustível: 105 litros, Super Plus Unleaded (98ROZ)
Chassi/carroceria: Carroceria de aço de construção única, com célula de segurança soldada, feita de tubulação de aço extremamente rígida de precisão
Transmissão: Caixa de transmissão X-TRAC sequencial de 6 velocidades
Suspensão: Suportes absorvedores de choque com conjunto de mola de baixa fricção, barra estabilizadora tubular com lâminas de ajuste (dianteiras), eixo de ligação longitudinal (traseiro), barra estabilizadora tubular com ajuste
Amortecedores: KW ajustáveis de 4 vias

Motor
Tipo de motor: V8
Capacidade: 4.361 ccm
Diâmetro x curso: 92 x 82 mm
Compressão: 13,0 : 1
Potência máx.: aprox. 560 bhp a 8.600 rpm
Torque máx.: aprox. 515 Nm a aprox. 5.500 rpm
Rotações máx. do motor: 9.000 rpm
Bloco de cilindros: Alumínio
Controle Eletrônico do Motor
BMW ECU408 com dois microprocessadores de alto desempenho, injeção de cilindro individual, função limitadora de velocidade no box, função de mudança rápida, EM, controle integrado de tração, unidade de controle VANOS, monitoramento eletrônico de rede

Carroceria
Carroceria de competição em alumínio e fibra de carbono, com estrutura protetora de segurança soldada
Tanque de combustível de segurança FT3 com rápido abastecimento
Sistema de macaco pneumático
Portas e capôs de carbono
Para-brisa aquecido Macrolon, vidros laterais e traseiros Macrolon
Assento de corrida RECARO com sistema HANS
Crashpad

Sistema de transmissão
Motor V8 com lubrificação por cárter seco
Embreagem sinterizada de 3 discos
Caixa de câmbio X-TRAC sequencial de 6 velocidades com comando no volante e arrefecimento de óleo
Transmissão final com deslizamento limitado e arrefecimento de óleo

Suspensão e Chassi
Suspensão de competição com absorvedores de choque ajustáveis e barras de torção e amortecedores KV de quatro vias
Rodas BBS 12x18" (frente) e 13x18" (atrás) com cubo rápido e bloqueio central
Sistema de freio de competição AP com 6 pistões 378 mm (frente) e com 4 pistões 355 mm (atrás)

Opções
Pacote de peças para corridas de longas distâncias (abastecimento, razão da caixa de câmbio, freios, sob chassi)
Sistema de registro de dados opcionais
Luzes noturnas
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