Império Endurance Brasil Império Endurance Brasil
O público do Rio Grande do Sul terá um motivo forte para torcer pela equipe Stuttgart Motorsport na terceira etapa do Endurance Brasil, que acontecerá no dia 21 de julho em Tarumã. O piloto gaúcho Miguel Paludo, detentor de cinco títulos na Porsche Cup e com três temporadas disputadas em categorias da Nascar nos Estados Unidos, fará dupla com Ricardo Mauricio no Porsche 911 GT3 R, substituindo Marcel Visconde, que não poderá correr devido a uma viagem agendada previamente.
Visconde formou com Mauricio a dupla campeã do Endurance Brasil em 2017. O convite a Paludo para substitui-lo em Tarumã teve várias razões. “O Paludo conhece muito bem os segredos do traçado e tem longa experiência ao volante de Porsches de competição. Isso vai tornar muito rápida a adaptação dele ao 911 GT3 R, que é um pouco diferente dos outros Porsches que ele pilotou”, confia o piloto, que estará de volta ao cockpit do 911 GT3 R na etapa seguinte do Endurance Brasil, no Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). Nas duas primeiras provas do Endurance Brasil 2018, a dupla Visconde/Mauricio lutou pela vitória e colheu um segundo lugar em Curitiba e um terceiro em Interlagos.
Esta será a segunda vez que Paludo e Mauricio correrão em dupla. Em 2009, eles venceram três corridas no campeonato GT3 Brasil com um Porsche 911 GT3 ─ Paludo ainda ganhou outra prova em dupla com Valdeno Brito. “Eu e o Ricardo sempre tivemos uma relação muito boa e aprendo muito andando com ele. Em corridas longas, o importante é os dois pilotos manterem uma boa média”, sentencia. Além do GT3 Brasil, Paludo tem em seu currículo cinco títulos na Porsche Cup entre 2008 e 2017 e três temporadas completas (de 2011 a 2013) em categorias da Nascar, nas quais conseguiu pole positions e colocações no pódio.
Paludo afirma ter ficado “muito honrado” com o convite para pilotar o 911 GT3 R. “Passar o carro para outra pessoa pilotá-lo não é tarefa fácil. Espero ser competitivo e levar o carro inteiro até o final. Meu maior objetivo é deixar o Marcel orgulhoso com o resultado”, afirma o piloto gaúcho. Ele correu pela última vez em Tarumã em 2005 na Copa Clio, mas conhece muito bem o exigente traçado de 3,039 km: “Passei muitas tardes ali quando estava começando a minha carreira. O traçado é o mesmo e em poucas voltas estarei novamente ‘em casa’”, acredita. O fato de ter experiência com Porsches de competição também ajuda: “O 911 GT3 R tem diferenças em relação ao 911 GT3 Cup com o qual tenho corrido. A similaridade vai ajudar na adaptação, mas vou ter o que aprender e já estou em contato com o Felipe Grizzi, engenheiro da Stuttgart Motorsport que também é meu engenheiro no GT3 Cup, para estudar os recursos do GT3 R”.
Mauricio também ficou contente por voltar a fazer dupla com Paludo. “Temos um relacionamento de longa data, desde o começo da carreira dele na Porsche Cup. Temos uma ‘guiada’ muito parecida e acho que o Miguel vai se adaptar muito rápido ao carro. O GT3 R é mais forte, tem mais carga aerodinâmica e freia mais que o Cup. É carro seguro, bem equilibrado, e o Miguel já trabalha com o Grizzi na Cup. Acho que o Miguel vai se adaptar rápido, porque tudo está muito bem ‘casado’ para esta corrida. Ele vai se divertir bastante no carro e vamos tentar, quem sabe, chegar à primeira vitória no ano”, confia.
A programação em Tarumã começa na sexta-feira das 8h30 às 17h05, com a realização de treinos livres e das sessões classificatórias. No sábado, as equipes entram na pista das 9h00 às 9h40 para o warmup. A largada da prova, que terá três horas de duração, acontecerá às 13h00.
Sobre a Stuttgart Porsche
A Stuttgart iniciou suas operações como concessionária autorizada Porsche. Entre outubro de 1997 e junho de 2015, a empresa foi importadora oficial da marca alemã no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Desde 2015, a marca é representada pela Porsche Brasil, uma joint venture entre a Porsche AG e a Stuttgart. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera oito concessionárias em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife.
Sobre a Stuttgart Motorsport
A Stuttgart Motorsport é o braço esportivo da Stuttgart Porsche e tem um longo e vitorioso histórico de participação em competições. Sua conquista mais recente é o título do Campeonato Brasileiro de Endurance de 2017. Desde sua criação, em 1997, a Stuttgart Motorsport conquistou vitórias em provas tradicionais como a Mil Milhas Brasil e os 500 Quilômetros de São Paulo, além de ter participação em provas internacionais da IMSA (24 Horas de Daytona (1998) e da Le Mans Series (Mil Milhas de 2007).
Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil
Prova decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem
Mercedes de Suzuki/Baptista se deu melhor na GT3 e Padron/Assunção faturaram o troféu Legends, em prova encerrada de forma antecipada pela forte chuva
Prova no dia 19 de outubro marca penúltima etapa de 2024 e retorno da categoria ao circuito do interior paulista