Império Endurance Brasil Império Endurance Brasil
Foram três horas de corrida de muitas ultrapassagens, boas disputas e troca de posições da largada até a quadriculada, onde 28 carros alinharam no grid da terceira etapa da Endurance Brasil, neste sábado de sol e muito frio no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul. Pole nas duas primeiras etapas da temporada o AJR #88 sempre se credenciava a vitória e dessa vez ela veio, com o trio formado por Carlos Kray, David Muffato e Julio Campos.
O primeiro stint da corrida foi dominado pelo pole position o AJR #65 de Nilson e José Ribeiro, mas com uma intervenção do safety car as posições foram mudando e os GT3 acabaram revezando a liderança da prova, onde tanto a Mercedes AMG GT3 #09, de Xandy e Xandinho Negrão, quanto a Lamborghini Huracán #19, dos líderes do campeonato Daniel Serra e Chico Longo, ocuparam a primeira posição e promoveram momentos de muita emoção durante toda a prova. O AJR #65 finalizou a etapa com uma sólida sexta colocação, com apenas duas corridas.
Correndo por fora o AJR #88 vinha fazendo uma ótima prova com regularidade nos primeiros stints, tanto de Kray, quanto de Muffato e já dava indícios que seria uma grande ameaça no final da prova e foi o que aconteceu. O estreante Julio Campos assumiu o comando do carro emplacou as melhores voltas e deu uma volta no segundo colocado, a Mercedes AMG GT3 #09, para conquistar a segunda vitória do modelo criado por Juliano Moro e fabricado pela Metalmoro.
“Estou muito feliz. Achei a categoria sensacional. Sou amigo do Juliano (Moro) da vida inteira e acompanhei desde o início o desenvolvimento do protótipo e todo o esforço dele para que o carro fique cada vez mais competitivo. Foi uma grande vitória, fui convidado para correr essa e espero correr a temporada toda agora. O Kray e o Muffato, que são os titulares do carro, com o Vicente Orige, estão de parabéns. Hoje tudo deu certo”, destacou Campos.
A segunda colocação foi da Mercedes AMG GT3 #09, de Xandy e Xandinho Negrão, que conquistou a vitória na GT3 seguidos pelos líderes do campeonato, Chico Longo e Daniel Serra com a Lamborghini Huracán #19, com o quarto lugar da dupla do Porsche 911 GT3 #70, de Miguel Paludo e Ricardo Mauricio, e a quinta posição do MCR Lambo #18 de Cláudio Ricci, Fernando Poeta e Humberto Giacomello.
Na categoria P2, a primeira posição foi do Tubarão #32 de Paulo Sousa e Mauro Kern. Na classe P3, o topo do pódio ficou com o MRX #43 dos “Gustavos” Tomazini e Frey. Na GT4, a dupla Henry Visconde e Marcio Basso conquistou mais uma vitória com o Audi RS3 #64.
A próxima etapa do Endurance Brasil acontece no dia 1º de setembro, no Autódromo do Velocittà.
FINAL Corrida - Endurance
1º) 88 - C.Kray/D.Muffato/J.Campos (AJR, P1), 151 voltas em 3:00:36.990
2º) 9 - Xandy Negrão/Xandinho Negrão (MercedesAMG , GT3), a 1 volta
3º) 19 - Chico Longo/Daniel Serra (Lamborghini , GT3), a 1 volta
4º) 70 - Miguel Paludo/Ricardo Mauricio (Porsche 911 , GT3), a 3 voltas
5º) 18 - C.Ricci/F.Poeta/H.Giacomello (MCR Lambo , P1), a 5 voltas
6º) 65 - Nilson Ribeiro/Jose Ribeiro (AJR , P1), a 6 voltas
7º) 155 - Peter Ferter/Ricardo Mendes (Ferrari , GT3), a 9 voltas
8º) 5 - Tiel Andrade/Julio Martini (Tubarao , P1), a 12 voltas
9º) 35 - Jair Bana/Duda Bana (Predador , P1), a 12 voltas
10º) 32 - Paulo Sousa/Mauro Kern (MC Tubarao , P2), a 12 voltas
11º) 43 - Gustavo Tomazini/Gustavo Frey (MRX , P3), a 13 voltas
12º) 75 - H.Assuncao/F.Fortes/E.Padron (MRX , P2), a 13 voltas
13º) 56 - Gustavo Simon/Rafael Simon (MRX , P3), a 16 voltas
14º) 226 - Sergio Cardoso/Luciano Borghesi (Spyder , P3), a 21 voltas
15º) 89 - Renato Stumpf/Matheus Stumpf (Radical SR3 , P2), a 21 voltas
16º) 64 - Henry Visconde/Marcio Basso (Audi RS3 , GT4), a 23 voltas
17º) 96 - Alejandro Cignetti (MRX , P3), a 25 voltas
18º) 63 - Sergio Ribas/Guilherme Ribas (Mercedes , GT4), a 25 voltas
19º) 25 - Ney Faustini/Ney Desá Faustini (Geebee R1 , P1), a 30 voltas
20º) 80 - Alexandre Finardi (MRX , P1), a 83 voltas
21º) 44 - João Cardoso/Rubens Ghisleni (MRX , P2), a 88 voltas
22º) 37 - Stuart Turvey/Thiago Riberi (Scorpion , P1), a 88 voltas
23º) 117 - H.Assuncao/E.Padron/F.Fortes (AJR , P1), a 93 voltas
24º) 72 - Carlos Antunes/Yuri Antunes (MRX , P2), a 100 voltas
25º) 71 - Ian Ely/Daniel Claudino (MRX , P1), a 108 voltas
26º) 7 - Aldoir Sette (MRX , P2), a 121 voltas
27º) 3 - Cali Crestani/Fernando Stedille (Tornado , P2), a 136 voltas
28º) 10 - P.Ventura/T.Tecchio/C.Almeida (Mercedes , GT4), a 150 voltas
Melhor Volta: C.Kray/D.Muffato/J.Campos, 58.999 (185.4 km/h)
Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil
Prova decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem
Mercedes de Suzuki/Baptista se deu melhor na GT3 e Padron/Assunção faturaram o troféu Legends, em prova encerrada de forma antecipada pela forte chuva
Prova no dia 19 de outubro marca penúltima etapa de 2024 e retorno da categoria ao circuito do interior paulista