Capa

Império Endurance Brasil Império Endurance Brasil

Império Endurance Brasil desembarca em Santa Cruz em clima de decisão

Disputa no Rio Grande do Sul é válida pela 'semifinal' do campeonato e a briga nas principais categorias está acirrada

24.11.2021  |  281 visualizações

O Autódromo de Santa Cruz do Sul recebe neste final de semana a penúltima etapa do Império Endurance Brasil. A disputa que terá quatro horas de duração tem sabor de eliminatórias, já que vai decidir quem serão os pilotos e equipes que chegarão à grande final brigando pelo título da categoria que reúne os carros mais rápidos do país.

Nas sete categorias que compõem o torneio, e também na geral, o jogo está aberto. Afinal de contas, 420 ainda estão em disputa. Na P1, que reúne os protótipos mais potentes e velozes, o atual campeão Henrique Assunção lidera ao lado de um dos seus parceiros, Fernando Ohashi, com quem divide o AJR #175. Eles venceram apenas a prova de abertura da temporada, em Goiânia, e a regularidade tem sido a arma para chegar ao título.

“Nosso equipamento tem sido muito confiável. Terminamos todas as corridas sempre marcando muitos pontos e isso está fazendo a diferença a nosso favor. Em Santa Cruz, ter um carro equilibrado e em condições de aguentar as quatro horas de prova será essencial, pois o desgaste dos pneus é grande. O calor também vai cobrar um preço alto do sistema de freios e do próprio motor. Então estamos bastante confiantes e nosso objetivo é segurar a ponta da tabela para chegar na final com o regulamento embaixo do braço e poder fazer uma estratégia de administração da liderança”, disse Assunção.

Principais adversários de Assunção e Ohashi na P1, Emílio Padron e Marcelo Vianna - que há duas etapas contam com o reforço de Renan Guerra a bordo do AJR #11 da equipe Motorcar - são os líderes da geral com 520 pontos somados. Depois da chegada do atual campeão da GT4 Light ao time, eles emplacaram uma vitória e um terceiro lugar que os colocaram na condição de favoritos ao título.

“O Renan chegou muito bem. Ele é um piloto veloz, experiente e que nos ajuda muito na evolução do carro ao longo dos treinos. Santa Cruz é uma pista técnica, seletiva, onde certamente ele será importante para mantermos este ritmo. Além disso, eu e o Marcelo também estamos em um bom momento e queremos consolidar isso em Santa Cruz. E, quem sabe, tomar também a ponta na P1”, disse Padrón.

Disputa quente entre as super máquinas. 

Outra categoria que está disputadíssima é a GT3. Os estreantes Marcelo Hahn e Allam Khodair, que competem a bordo de uma McLaren 720s e vêm de vitória em Curitiba, lideram o torneio com 20 pontos de vantagem  em relação à Porsche de Ricardo Maurício e Marcel Visconde. “Estamos um ótimo momento no campeonato e isso é essencial na reta final. Santa Cruz é uma pista muito seletiva e, neste aspecto, o excelente nível de pilotagem que o Marcelo vem apresentando ao longo da temporada será o nosso principal diferencial para buscar a segunda vitória seguida”, disse o Japonês Voador, que vem de um pódio na pista gaúcha, competindo pela Stock Car.

Na GT4, a vantagem de Cássio Homem de Mello e André Moraes Jr é mais tranquila. A dupla da Mercedes tem 70 pontos a mais do que o trio da BMW formado por Henry Visconde, Paulo Sousa e Lucas Foresti.

A disputa em Santa Cruz do Sul começa com treinos já nesta quinta-feira. A prova de Quatro Horas de duração será no sábado, à 11h30, com transmissão ao vivo do Bandsports e do canal oficial do Império Endurance Brasil no Youtube.

Leia também...
19.11.2024

Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil

12.11.2024

Prova decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem

19.10.2024

Mercedes de Suzuki/Baptista se deu melhor na GT3 e Padron/Assunção faturaram o troféu Legends, em prova encerrada de forma antecipada pela forte chuva

09.10.2024

Prova no dia 19 de outubro marca penúltima etapa de 2024 e retorno da categoria ao circuito do interior paulista