Império Endurance Brasil Império Endurance Brasil
Chegou a hora da grande final. Em Goiânia, os carros mais rápidos do Brasil alinham no grid pela última vez em 2021 neste sábado para a disputa da grande final do Império Endurance Brasil. Com a vitória na decisão valendo 260 pontos, a disputa está aberta em sete das oito categorias em disputa, incluindo a Geral, onde 14 pilotos divididos em sete carros conservam chances matemáticas de brigar pelo título. A liderança, entretanto, é de Emílio Padron e Marcelo Vianna, que contarão mais uma vez com o reforço de Renan Guerra a bordo do protótipo AJR #11. Basta que eles cheguem pelo menos na oitava colocação da prova para ficar com o título.
“Estamos muito felizes com a temporada que fizemos até aqui. A regularidade tem sido a nossa chave até o momento e temos que manter isso nesta final para sair de Goiânia com o título. Vamos tratar de cuidar do equipamento ao longo das quatro horas de prova e buscar fazer nossa parte. Nós e todo o time da Motorcar estamos bastante focados nisso”, disse Padron.
Na P1, que reúne os protótipos mais potentes, Padron e Vianna correm por fora na briga pelo título, aparecendo na segunda colocação A liderança é dos atuais campeões Henrique Assunção e Fernando Ohashi. Mas a disputa na categoria está quente. Apenas 25 pontos separam os competidores e a missão dos líderes é terminar na primeira ou segunda colocação para garantir o bicampeonato sem sustos.
“Abrimos a temporada com vitória em Goiânia e agora retornamos a uma das minhas pistas prediletas do calendário com o objetivo de fazer a lição de casa e ficar com título. A disputa está totalmente aberta, mas vamos aproveitar os treinos para testar a confiabilidade do carro e, na prova, vamos buscar alinhar cautela e velocidade para ter um ritmo forte que nos leve a mais esta conquista”, disse Assunção.
Já na GT3, McLaren, Mercedes e Porsche disputam o título. Um modelo de cada montadora. A liderança é de Marcelo Hahn e Allam Khodair, que possuem 765 pontos a bordo da máquina inglesa. No entanto, com descartes, são superados pela Mercedes de Cacá Bueno e Ricardo Baptista, que marcam 25 pontos a mais neste cenário. Para ficar com o título, os líderes precisam tirar essa diferença na grande final.
“Em Santa Cruz sofremos muito com a penalização de peso que foi imposta ao nosso carro. Isso derrubou nossa performance e complicou nossas chances no campeonato. Mas agora não é o momento para pensarmos nisso. Temos que nos concentrar em fazer nossa parte na pista, buscar a vitória e torcer para que eles não fiquem na segunda colocação, porque isso já é suficiente para eles”, disse Marcelo Hahn.
“A expectativa é a melhor possível, pois é minha primeira temporada no Endurance Brasil e nós podemos sair de lá com o título. Temos que ter também a consciência de que na primeira prova em Goiânia a McLaren era o carro mais rápido do final de semana e a gente não conseguiu ganhar da Porsche, então teremos um desafio muito grande pela frente”, avalia Cacá
Na categoria P2, o título de Cláudio Ricci e Fernando Poeta já está sacramentado. Já na P3, quatro carros brigam pelo título de 2021. Na GT4, André Moraes Jr e Cássio Homem de Mello, que venceram três corridas no ano, garantem o título caso terminem a prova entre os seis primeiros. A GT4 Light também está praticamente definida com Nelson Monteiro, Chico Horta e Renan Guerra precisando apenas completar a prova para confirmar o título. Situação idêntica a vivida por Ricardo Mendes na GT3 Light, que vem a Goiânia precisando apenas cruzar a linha de chegada com sua Ferrari para ser campeão.
A disputa das Quatro Horas de Goiânia, prova válida pela grande final do Império Endurance Brasil, está marcada para 11h30 deste sábado. A prova conta com transmissão ao vivo e na íntegra pelo Bandsports e pelo canal oficial da categoria no Youtube.
Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil
Prova decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem
Mercedes de Suzuki/Baptista se deu melhor na GT3 e Padron/Assunção faturaram o troféu Legends, em prova encerrada de forma antecipada pela forte chuva
Prova no dia 19 de outubro marca penúltima etapa de 2024 e retorno da categoria ao circuito do interior paulista