Império Endurance Brasil Império Endurance Brasil
A equipe BTZ confirmou o favoritismo e conquistou a sua quarta vitória consecutiva em Goiânia. Nesta sexta-feira, o trio formado pelos pilotos Guilherme Bottura, Gaetano Di Mauro e Gustavo Kiryla venceu a prova válida pela quarta etapa da temporada 2023 do Império Endurance Brasil e ampliou ainda mais a invencibilidade do protótipo Ligier #117 no Autódromo Internacional Ayrton Senna.
“Nosso carro sofre menos com o desgaste e soubemos dosar nossa tocada para conseguir ter um carro mais agressivo na segunda metade da corrida. Todos estão de parabéns. De fato Goiânia virou nossa casa e agora temos que trabalhar para a corrida de amanhã, porque queremos repetir a dose. Estamos animados confiantes”, afirmou Guilherme Bottura, que junto com Gaetano Di Mauro ampliaram ainda mais a vantagem na liderança do campeonato.
A quarta vitória em Goiânia, segunda no campeonato, entretanto, teve um sabor ainda mais especial. Esta foi a primeira vez que o trio da BTZ enfrentou outros protótipos franceses na pista. Até então, nas outras três provas vencidas no Centro Oeste, eles aceleravam a única Ligier do grid. Hoje tiveram de brigar com Xandinho Negrão e Marcos Gomes, da A. Mattheis, até o último stint para alcançar o degrau mais alto do pódio.
“Nosso carro foi perdendo desempenho em relação a eles na reta final de corrida. Nitidamente sofremos mais com o calor e precisamos entender melhor o carro. Vamos trabalhar em cima disso para sermos mais competitivos”, admitiu Negrão, que cruzou a linha de chegada na segunda colocação.
Na classe GT3, o Porsche da equipe Stuttgart comandado por Marcel Visconde, Marçal Muller e Ricardo Maurício surpreendeu as favoritas Mclaren e BMW e garantiu a segunda vitória consecutiva no campeonato, ampliando a liderança.
“Um resultado muito melhor do que esperávamos. Goiânia é uma pista que privilegia as características dos nossos adversários, mas soubemos administrar o carro ao longo da prova e contamos com a sorte. Graças a nova regra de reposicionamento dos carros em Safety Car, recuperamos uma volta e fizemos uma corrida perfeita até o final para conquistar a vitória”, afirmou Visconde.
Já na GT4, foi a Mercedes que cruzou a linha de chegada na frente, com o trio formado por Marco Pisani, Renan Guerra e André Moraes Jr - o último se uniu à dupla campeã do ano passado após a quebra do seu Ford Mustang ainda nos treinos livres.
“Não participamos da etapa do Velopark e desembarcamos em Goiânia conscientes de que precisávamos vencer para continuarmos buscando o bicampeonato. A corrida foi muito desgastante, principalmente por conta do calor. E neste aspecto, ter o André ao nosso lado foi muito importante para que eu não precisasse fazer dois stints. A temperatura chega perto dos 70 graus dentro do carro e contar com mais um piloto, que ainda por cima mostrou que guia muito, foi essencial para alcançarmos nosso objetivo”, disse Pisani.
Amanhã os carros voltam para a pista para a segunda prova do final de semana, agora válida pela quinta etapa do campeonato. Assim como nesta sexta-feira, a disputa também terá três horas de duração. A largada está marcada para as 14h e conta com transmissão ao vivo do Bandsports e do canal oficinal do Império Endurance Brasil no YouTube.
Confira como ficou o pódio das quatro categorias que compõe o grid:
GERAL
1 - G. Bottura / G. Di Mauro / G. Kiryla (Ligier)
2 - X. Negrão / M. Gomes (Ligier)
3 - Padron / F. Ohashi / A. Gama (Sigma)
4 - D. Muffato / P. Queirolo (AJR)
5 - M. Visconde / M. Muller / R. Maurício (Porsche)
CLASSE P1
1 - G. Bottura / G. Di Mauro / G. Kiryla (Ligier)
2 - X. Negrão / M. Gomes (Ligier)
3 - Padron / F. Ohashi / A. Gama (Sigma)
4 - D. Muffato / P. Queirolo (AJR)
5 - H. Assunção / F. Fortes (AJR)
CLASSE GT3
1 - M. Visconde / M. Muller / R. Maurício (Porsche)
2 - R. Baptista / C. Bueno (Mercedes)
3 - A. Auler / G. Salas (Mercedes)
4 - M. Hahn / A. Khodair (McLaren)
5 - L. Sanchez / A. Abreu (BMW)
CLASSE GT4
1 - M. Pisani / R. Guerra / A. Moraes (Mercedes)
2 - J. Quartiero / D. Dirani (Porsche)
3 - L. Landi / T. Filho / M. Muller (Porsche)
4 - H. Visconde / M. Tulio / F. Steyer (BMW)
Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil
Prova decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem
Mercedes de Suzuki/Baptista se deu melhor na GT3 e Padron/Assunção faturaram o troféu Legends, em prova encerrada de forma antecipada pela forte chuva
Prova no dia 19 de outubro marca penúltima etapa de 2024 e retorno da categoria ao circuito do interior paulista