Capa

Império Endurance Brasil Império Endurance Brasil

Endurance: Estreantes e campeões brilham em etapa de abertura em Goiânia

Renan Guerra e Marco Pisani venceram em sua estreia entre os protótipos, enquanto os Porsches da Stuttgart mantivera o reinado na GT3 e na GT4

16.03.2024  |  957 visualizações

A abertura do Império Endurance Brasil foi de alegria para pilotos e equipes em situações opostas na categoria. A vitória na classificação geral ficou com Renan Guerra e Marco Pisani, ex-campeões da GT4 e que estreavam entre os protótipos a bordo de um Ligier JS P320. Já entre os GTs, a atual campeã Stuttgart seguiu reinando: Marcel Visconde, Ricardo Maurício e Marçal Müller venceram com seu Porsche 911 na GT3, enquanto o atual campeão Jacques Quartiero e seu novo parceiro, Alan Hellmeister, triunfaram com seu Porsche 718 Cayman pela classe GT4.

“Inacreditável. Acho que ainda não caiu a ficha”, resumiu Pisani. “A gente teve pouco tempo com o carro, mas contamos com o apoio da equipe. O resultado aqui foi feito fora da pista. Foi 90% fora da pista e 10% na pista”, declarou, em agradecimento à equipe KTF Sports, que opera o Ligier da dupla e retornou à categoria neste fim de semana. “É incrível sair da GT4 onde a gente toma 5, 7, 8 voltas dos protótipos. Fazer isso tudo com concorrentes de peso, pilotos sensacionais de primeira categoria… não tenho nem o que falar. Só quero agradecer”, emocionou-se.

Já na GT3, os atuais campeões reinaram absolutos, largando na pole position e vencendo sem ameaças. “Acho que foi um fim de semana positivo. Infelizmente alguns carros da GT3 faltaram neste fim de semana, mas com certeza estarão nas próximas e tivemos a felicidade de vencer e somar pontos importantes para o campeonato”, destacou Müller. “Foi uma vitória merecida pois cumprimos nosso dever de ter um carro no grid e cumprir as quatro horas de prova. Era um carro que tínhamos aposentado e trouxemos de volta pois nosso novo carro não chegou a tempo. Estamos muito contentes pois fizemos nosso trabalho e o resultado apareceu”, acrescentou Visconde.

Pela GT4, Quartiero comemorou a vitória ao lado de seu mentor no automobilismo. “Quando comecei nas corridas, meu mentor era o Allan [Hellmeister]. Comecei com o Danilo [Dirani], mas queria ser campeão com o Allan. O começo da prova foi difícil, tomamos uma penalização, mas depois o outro carro enfrentou problemas e conseguimos reagir e faturar a vitória”, comemorou.

Durante o fim de semana, a Associação de Pilotos de Endurance (APE), organizadora da competição, anunciou o remanejo da data da segunda etapa da temporada, que estava agendada para 13 de abril em local a ser confirmado. Assim, a próxima prova ficou para o dia 11 de maio, no autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).

 

Confira os dez primeiros na classificação geral neste sábado:

 

  1. Renan Guerra/Marco Pisani (Ligier JS P320) - 164 voltas*
  2. Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Ligier JS P320) - 163
  3. Christian Rocha/Marcelo Vianna/Sérgio Jimenez (Sigma P1) - 162
  4. David Muffato/Pedro Queirolo (AJR) - 161
  5. Emílio Padron/Fernando Ohashi/Henrique Assunção (Sigma P1) - 158**
  6. Marcel Visconde/Ricardo Maurício/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R) - 158***
  7. Vicente Orige/Sarin Carlesso (AJR) - 157
  8. Lucas Foresti/Vítor Foresti (Ligier JS P320) - 154
  9. André Moraes Jr./Flávio Abrunhoza/Leandro Ferrari (Ligier JS P320) - 143
  10. Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4) - 141****

 

*Vencedor categoria P1

**Vencedor subclasse P1 Legends

***Vencedor categoria GT3

****Vencedor categoria GT4

Texto: Geferson Kern

Leia também...
10.04.2024

Prova no dia 11 de maio é válida pela segunda etapa da temporada 2024 e marca retorno da categoria ao autódromo após quase um ano e meio

03.04.2024

Circuito na capital paulista recebe próxima etapa do campeonato e será palco de prova especial que celebra os dez anos da categoria

18.03.2024

Especialistas de automobilismo elegeram dupla campeã de 2023 como destaque em prêmio organizado pela revista Racing

15.03.2024

Porsche dos atuais campeões Visconde, Müller e Maurício ficou com a posição de honra na GT3