Capa

Império Endurance Brasil Império Endurance Brasil

Protótipo gaúcho AJR, com Orige e Carlesso, é o pole na corrida solidária de Interlagos

Nova dupla de Ricardo Baptista e Rafael Suzuki larga na frente na GT3, enquanto Porsches da Stuttgart fizeram dobradinha no grid da GT4

10.05.2024  |  1.218 visualizações

Um carro concebido e fabricado em solo gaúcho vai comandar o grid de uma corrida toda voltada a ajudar às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. É o protótipo AJR, da dupla formada por Vicente Orige e Sarin Carlesso, que conquistou nesta sexta-feira (10) a pole position para a etapa que marca o retorno do Império Endurance Brasil ao Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). A dupla, que compete pela também gaúcha equipe JLM Racing, idealizadora do carro, fechou a classificação com o tempo médio de 1 minuto, 28 segundos e 777 milésimos.

A primeira fila, diga-se, é toda formada por carros fabricados no Rio Grande do Sul: o segundo lugar no grid é do protótipo Sigma P1, fabricado em Araricá e preparado em Novo Hamburgo - ações que, no caso do AJR, ocorrem na cidade de Cachoeirinha, todas nos arredores da capital Porto Alegre. O Sigma em questão tem a pilotagem do trio formado por Sérgio Jimenez, Christian Rocha e Marcelo Vianna, com tempo médio final de 1 minuto, 29 segundos e 650 milésimos.

“É muito bom voltar a ter bons resultados, sobretudo numa pista tão especial quanto Interlagos”, destacou Orige, que na última passagem da categoria pelo circuito paulistano, em dezembro de 2022, sagrou-se campeão do Endurance Brasil. “Em tempos difíceis para nosso estado, temos uma alegria que é largar na pole em Interlagos, que tem um sentimento muito importante para a gente”, acrescentou o chefe da equipe e idealizador do AJR, Juliano Moro.

 

NOVA DUPLA LIDERA ENTRE OS GTs

Pela GT3, uma dupla estreante cravou a pole position em Interlagos: é o Mercedes AMG GT3 pilotado por Ricardo Baptista e Rafael Suzuki, que não participou da etapa de abertura, em março, disputada em Goiânia (GO). A dupla pilota o carro que foi o último modelo de grã turismo a vencer uma prova do Endurance na classificação geral, no mesmo circuito de Interlagos, em maio de 2022. O tempo médio final de Baptista e Suzuki foi de 1 minuto, 34  segundos e 148 milésimos.

“É um belo retorno à categoria. Estou muito feliz com o resultado e estamos confiantes em sairmos vitoriosos”, destacou Suzuki. Na categoria GT4, os Porsche 718 Cayman GT4 da equipe Stuttgart dominaram a sessão de classificação. O quarteto formado por João Tesser, Eric Santos, Giuliano Bertuccelli e Kreis Jr., que retorna ao grid, terminou na frente, com tempo médio de 1 minuto, 44 segundos e 90 milésimos. Logo em seguida, veio o outro carro do time, do atual campeão Jacques Quartiero e Alan Hellmeister, com 1 minuto, 44 segundos e 196 milésimos.

É da Stuttgart, também, uma das grandes atrações do fim de semana dentro da pista: o novo Porsche 911 GT3 R, modelo 992, idêntico aos que competem nos principais campeonatos de endurance do planeta, como FIA WEC e IMSA. Será a primeira vez que um carro do tipo compete em uma prova no Brasil. “Fico muito contente em poder trazer o primeiro 911 GT3 R para o Brasil, para as pessoas continuarem cultivando o sonho de ter um carro como esse ou parecido em sua garagem e, ao mesmo tempo, torcer pela empresa e pela Porsche”, destacou Marcel Visconde, que divide a pilotagem do carro com Ricardo Maurício e Marçal Müller.

 

SÁBADO DE SOLIDARIEDADE

Além das disputas na pista, o dia de corrida em Interlagos será voltado à solidariedade. O autódromo serve como ponto de coleta de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Até agora, duas carretas com doações já foram enviadas pela organização às pessoas afetadas. Os donativos podem ser entregues no portão 7 ou em sala atrás do box 8 e serão transportados pelas carretas das próprias equipes gaúchas até o público necessitado.

A prova deste sábado (11) começa às 12h e terá quatro horas de duração. Os ingressos ainda estão à venda pelo site da DiskIngressos, a partir de R$ 34,50. Todas as modalidades garantem estacionamento grátis (enquanto houver vagas), com vans de transporte do bolsão até a área de boxes, além de participação na visitação aos boxes. A prova terá transmissão ao vivo, pela TV no canal Bandsports e via internet no YouTube, nos canais da categoria e dos portais parceiros Grande Prêmio e High Speed.

 

Confira os três primeiros do grid de largada em cada categoria:

 

P1

  1. Vicente Orige/Sarin Carlesso - AJR - 1:28.777
  2. Christian Rocha/Sérgio Jimenez/Marcelo Vianna - Sigma - 1:29.650
  3. David Muffato/Pedro Queirolo - AJR - 1:29.865

 

GT3

  1. Ricardo Baptista/Rafael Suzuki - Mercedes AMG GT3 - 1:34.148
  2. Marco Billi/Maurizio Billi/Max Wilson - Mercedes AMG GT3 - 1:35.269
  3. Marcel Visconde/Marçal Müller/Ricardo Maurício - Porsche 911 GT3 R - 1:35.546

 

GT4

  1. Kreis Jr./João Tesser/Eric Santos/Giuliano Bertuccelli - Porsche 718 Cayman GT4 - 1:44.090
  2. Jacques Quartiero/Alan Hellmeister - Porsche 718 Cayman GT4 - 1:44.196
  3. Rodrigo Garcia/Fernando Rebellato - BMW - 1:54.846

 

Confira a programação para este sábado:

08h00 às 15h30 Atendimento as equipes/Combustível 
08h00 às 15h30 Montagem Pneus 
09h00 às 17h00 Secretaria 
08h00 às 09h30 Vistoria Técnica nos boxes das equipes 
08h00 às 09h30 Porsche Club 
09h30 às 10h00 Warm-up 
10h30 às 11h30 Porsche Club 
10h10 às 10h40 Visitação e Horário Promocional 
11h35 Abertura de Box 
11h50 Fechamento de box 
11h55 Hino Nacional Brasileiro 
12h00 Placa de 5 minutos 
12h05 Largada Quatro Horas de Interlagos 
16h10 Cerimônia de Pódio

Texto: Geferson Kern

Leia também...
19.07.2024

Informações sobre a 4a e 5a etapas do Império Endurance Brasil 2024

16.07.2024

Modelos vencedores na GT3 e que foram ao pódio entre os hypercars tiveram suporte de pessoal técnico presente na maior categoria de provas longas do país

17.06.2024

Equipe Stuttgart também manteve a liderança, nas classes GT3 e GT4, após a terceira etapa da temporada

15.06.2024

Prova no Velocitta foi marcada por 1-2-3 de Ligier nos protótipos e do Team RC na GT3, enquanto os Porsche 718 Cayman da Stuttgart fizeram dobradinha na GT4