O fim de semana terá mais um desafio para Ale Xavier, na Copa Hyundai HB20, dessa vez no Autódromo Potenza, em Lima Duarte (MG), inaugurado no fim de 2021. O circuito na região da zona da mata mineira será palco da terceira etapa do campeonato da Copa Hyundai HB20, em que Xavier ocupa a 10ª colocação na classe Pro, com 30 pontos.
A prova será intitulada de GP Santa Cruz do Sul, em alusão à cidade gaúcha cujo autódromo sediaria a corrida deste fim de semana. As enchentes no sul do país, no entanto, mudaram os planos da organização.
“É uma bela homenagem, estava curioso e ansioso pela pista de Santa Cruz do Sul por ser um traçado muito técnico e exigente, mas infelizmente houve toda aquela tragédia climática. Para nós, pilotos, foi importante a ação rápida da organização para remanejar a data e garantir a sequência da temporada”, comentou.
Sobre a prova, Xavier se diz otimista mesmo sem nunca ter tido contato com o traçado. “Tenho estudado a pista por meio de vídeos, simulador e conversas com quem já andou. É um circuito com curvas fechadas e diferenças de elevação. Os relatos que recebi são de um asfalto abrasivo, então já estamos trabalhando para levar essas informações em conta para montar o setup do carro e buscar andar no pelotão da frente para subirmos algumas posições na classificação do campeonato”, destacou.
A primeira bateria do fim de semana da Copa Hyundai HB20 ocorre neste sábado (15), a partir das 15h15min. Já a corrida derradeira será no domingo, com largada às 10h05. As provas terão transmissão ao vivo pela internet, no YouTube, nos canais da Hyundai Brasil e Acelerados, com exibição posterior pela televisão nos canais SporTV.
Texto: Geferson Kern
Categoria disputa prova de longa duração no Autódromo Zilmar Beux com corrida de três horas
Categoria abre o campeonato neste final de semana no Autódromo Internacional de Interlagos
Provas de kart no primeiro quadrimestre tomam dimensão mais importante após adiamento do início da temporada da Turismo Nacional
Paranaense também vai disputar o Campeonato Brasileiro da Turismo Nacional e espera um ano repleto de emoção dentro das pistas