Império Endurance Brasil Império Endurance Brasil
(Bruno Terena/MS2 Comunicação)
A rodada dupla do Império Endurance Brasil disputada no último fim de semana de Dia dos Pais, em Goiânia (GO), colocou em evidência legados no automobilismo transmitidos de pai para filho na briga pelo título de 2024. Na classificação geral, Xandinho Negrão e Marcos Gomes, dupla da Ligier #9, assumiram a ponta, já considerando o descarte do pior resultado obtido até aqui, com 505 pontos líquidos. Sob o mesmo critério, os rivais mais próximos são Lucas e Victor Foresti, que também competem de Ligier. O clã venceu junto pela primeira vez no fim de semana e chegou aos 485 pontos.
Se os Foresti desfrutam hoje do prazer da competição conjunta entre pai e filho, Negrão e Gomes tem a missão de levar adiante legados vitoriosos: Xandinho é filho do saudoso Xandy Negrão, um dos maiores apoiadores da categoria, onde levou o título da GT3 com o filho em 2019. Já seu companheiro é o herdeiro do multicampeão Paulo Gomes. “Fomos muito regulares nas duas provas, com dois segundos lugares. Foi uma jornada muito boa para o campeonato e vamos focar em manter essa evolução”, comemorou Xandinho. O Top-5 da classificação geral ainda apresenta outro sobrenome ilustre: o de David Muffato, quarto colocado ao lado do companheiro Pedro Queirolo e filho de Pedro Muffato, que tem mais de meio século de automobilismo.
Pela GT3, os resultados do fim de semana provocaram um empate na liderança do campeonato entre Marcel Visconde/Marçal Müller/Ricardo Maurício e a dupla estreante Ricardo Baptista/Rafael Suzuki. As duas formações estão com 430 pontos, considerados os descartes dos dois piores resultados do campeonato - medida de exceção que foi acordada entre os participantes da categoria, em virtude do atraso da chegada de alguns carros ao Brasil, no início do ano, após as revisões técnicas realizadas nas sedes das fábricas, na Alemanha. Na classe rainha dos GTs, a briga familiar é pela terceira posição: o clã Maurizio e Marco Billi, que compete junto de Max Wilson, aparece apenas 20 pontos à frente de outro time de pai e filho, formado por Sérgio e Guilherme Ribas.
Já na GT4, ocorre uma disputa curiosa de pai contra filho: neste momento, Enzo Visconde, junto do parceiro Kim Cabelo, aparece apenas 10 pontos à frente do pai, Henry Visconde, na disputa do terceiro lugar do campeonato. O clã compete em conjunto, mas disputou a segunda etapa do ano, realizada em Interlagos, em São Paulo (SP), de forma separada, o que proporcionou a vantagem de pontos ao garoto. Nesta categoria, a liderança absoluta é de Jacques Quartiero e Alan Hellmeister, com 600 pontos e cinco vitórias em cinco provas disputadas.
O próximo encontro do Endurance Brasil nas pistas ocorre no dia 1º de setembro, um domingo, novamente em Interlagos, com a disputa da sexta e antepenúltima etapa da temporada. As informações sobre ingressos e programação estarão disponíveis nos próximos dias.
Confira aqui a classificação do Endurance após 5/8 etapas de 2024 (entre parêntesis, a pontuação bruta de cada participante):
GERAL:
P1:
GT3:
GT4:
Troféu Legends:
Sistema de pontuação:
*Dentro das categorias, a pontuação se aplica apenas aos 10 primeiros colocados
**Os pontos são concedidos a todos os carros que completaram, ao menos, 75% da distância percorrida pelo vencedor de sua categoria
***O título é dado a quem obtiver a maior pontuação considerando o descarte do pior resultado do ano, com exceção da categoria GT3, em que são descartados os dois piores resultados
Texto: Geferson Kern
Título na GT3 ficou com Rafael Suzuki e Ricardo Baptista, enquanto Victor Foresti confirmou conquista no troféu Legends
Já sem chances de título, Mercedes de Campos/Rosset/Figueiroa larga na frente na GT3, enquanto Porsche de Rimbano/Tesser/Santos/Bertuccelli comanda grid da GT4
Retorno da categoria P2 e da Scuderia Chiarelli, com novo Mercedes AMG GT3 Evo, são novidades confirmadas para o próximo campeonato
Prova no fim de semana terá definições do campeão geral e de três classes, arquibancada solidária e retorno de categoria já de olho em 2025