Império Endurance Brasil Império Endurance Brasil
Os protótipos brasileiros AJR foram os grandes destaques da sessão classificatória da sexta e antepenúltima etapa do Império Endurance Brasil, que ocorre neste fim de semana no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Pela quinta vez consecutiva, a pole position ficou com o modelo #444 de Vicente Orige e Sarin Carlesso, vencedores da última etapa, disputada há 20 dias em Goiânia (GO). Pedro Queirolo e David Muffato, que ganharam a mais recente etapa realizada no circuito paulistano, largaram ao lado deles na primeira fila.
O grande desempenho dos carros brasileiros não se resumiu aos AJR: o Sigma de Sérgio Jimenez, Christian Rocha e Marcelo Vianna vem logo na sequência na terceira posição, enquanto modelo idêntico, com Emílio Padron, Henrique Assunção e Fernando Ohashi, larga no quinto posto, com a melhor colocação entre os carros com pilotos do Troféu Legends. Entre eles, a melhor Ligier JS P320 do grid, com os atuais campeões, Guilherme Bottura e Gaetano di Mauro. Também de Ligier, os líderes do campeonato, Xandinho Negrão e Marcos Gomes, saem no sétimo posto.
“Mais uma pole position, graças a Deus. A equipe está de parabéns, com um carro muito bem acertado”, vibrou Orige. “Foi um trabalho forte que veio desde Goiânia por parte da equipe. Temos que transferir isso para a corrida e chegar, se possível, no primeiro lugar”, acrescentou Carlesso.
MERCEDES SAEM NA FRENTE ENTRE OS GTs
Entre os carros de grã turismo, o domínio na tomada de tempos disputada neste sábado (31) foi das Mercedes AMG GT3 do Team RC. A pole position ficou com Júlio Campos, Lineu Pires e Guilherme Figueiroa, vencedores da terceira etapa, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). Eles foram seguidos por Rafael Suzuki e Ricardo Baptista, que ganharam a prova anterior em Interlagos e a última corrida até aqui, em Goiânia. Em seguida, veio o Porsche 911 GT3 R da Stuttgart, com Marcel Visconde, Ricardo Maurício e Marçal Müller, que divide a liderança da tabela na GT3 com Suzuki e Baptista.
Pela GT4, Jacques Quartiero e Alan Hellmeister continuam imbatíveis. O duo, que venceu todas as provas até aqui no ano e terá, neste prova, a companhia de Giuliano Bertuccelli, conquistou a pole com apenas 34 milésimos de vantagem, no tempo médio, para o outro Porsche 718 Cayman GT4 da equipe Stuttgart, com Eric Santos, João Tesser e Kreis Jr., que retorna ao time nesta prova.
INGRESSOS E TRANSMISSÃO
Os ingressos para a antepenúltima etapa do Endurance ainda estão podem ser adquiridos no site da DiskIngressos, a partir de R$ 34,50. As entradas de todas as modalidades garantem visitação aos boxes horas antes da corrida e estacionamento, mediante disponibilidade de espaço.
A prova, com quatro horas de duração, começa às 13h30 deste domingo (1º), com transmissão ao vivo pela internet, nos canais de YouTube da categoria e dos portais parceiros Grande Prêmio e High Speed. A prova terá exibição posterior pela TV, no canal por assinatura Bandsports.
Confira os melhores no grid de largada para a prova deste domingo:
P1:
GT3:
GT4:
SOBRE O IMPÉRIO ENDURANCE BRASIL
O Império Endurance Brasil leva a promoção e organização da Associação de Pilotos de Endurance (APE). Os patrocinadores oficiais em 2024 são Cerveja Império, Stuttgart Porsche, Pirelli e Eurobike.
Texto: Geferson Kern
Título na GT3 ficou com Rafael Suzuki e Ricardo Baptista, enquanto Victor Foresti confirmou conquista no troféu Legends
Já sem chances de título, Mercedes de Campos/Rosset/Figueiroa larga na frente na GT3, enquanto Porsche de Rimbano/Tesser/Santos/Bertuccelli comanda grid da GT4
Retorno da categoria P2 e da Scuderia Chiarelli, com novo Mercedes AMG GT3 Evo, são novidades confirmadas para o próximo campeonato
Prova no fim de semana terá definições do campeão geral e de três classes, arquibancada solidária e retorno de categoria já de olho em 2025