Capa

Império Endurance Brasil Império Endurance Brasil

Em Interlagos, AJR de Orige/Carlesso vence a segunda prova seguida na temporada

Em dia de domínio dos poles, Mercedes de Figueiroa/Pires/Campos venceu na GT3, enquanto Quartiero/Hellmeister tiveram a companhia de Bertuccelli para manter a campanha invicta na GT4

01.09.2024  |  834 visualizações

A chegada da segunda metade da temporada do Império Endurance Brasil fez brilhar a estrela de Vicente Orige e Sarin Carlesso. Neste fim de semana, na disputa da sexta e antepenúltima etapa do campeonato, a dupla do AJR #444, que saiu pela quinta vez consecutiva na pole position, conquistou sua segunda vitória seguida no ano. A prova foi disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), onde o duo da equipe JLM Racing repetiu o feito da corrida anterior, em Goiânia (GO).

A prova no circuito paulistano foi marcada por um aproveitamento de 100% de todos os que largaram na pole position: pela GT3, Guilherme Figueiroa e Júlio Campos conquistaram sua segunda vitória no ano, a primeira com a companhia de Lineu Pires. Na GT4, Jacques Quartiero e Alan Hellmeister venceram pela sexta vez em seis corridas, a primeira com a companhia de Giuliano Bertuccelli. Já no Troféu Legends, o trio Emílio Padron, Henrique Assunção e Fernando Ohashi encerrou os trabalhos no lugar mais alto do pódio.

 

ALTERNÂNCIAS NA PONTA ENTRE OS PROTÓTIPOS

A segunda vitória seguida Orige/Carlesso não veio de forma dominante. As diferenças de estratégia fizeram com que outros carros, como os Sigma de Padron/Assunção/Ohashi e de Sérgio Jimenez, Christian Rocha e Marcelo Vianna, liderassem boa parte da disputa, assim como a Ligier JS P320 de Renan Guerra, Werner Neugebauer e Marco Pisani. 

Na reta final, porém, o duo do carro campeão em 2022 assumiu a ponta, sob a escolta de Xandinho Negrão e Marcos Gomes, que se mantiveram na liderança do campeonato. “É a realização de um trabalho bem feito”, resumiu Carlesso. “A gente vinha batendo na trave até ganhamos em Goiânia. A equipe está de parabéns, sem eles não chegaríamos a lugar algum”, completou. 

Entre os Legends, o trio Padron/Assunção/Ohashi, que havia largada na quinta posição na classificação geral, chegou no terceiro posto, na melhor prova de 2024 para a tripulação. “Somos todos ‘sessentões’ e estamos aqui. Somos os velhoses e furiosos”, brincou Assunção.

 

GTs: PROVA MARCADA POR EQUILÍBRIO E DOMINÂNCIA

Na disputa dos carros de grã turismo, cenários distintos em Interlagos: a prova na GT3 foi equilibrada até terminar com a segunda vitória no ano de Guilherme Figueiroa e Júlio Campos. Na primeira ocasião, em junho, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), o triunfo veio em parceria com Werner Neugebauer. Já em Interlagos, Campos e Figueiroa venceram em seu Mercedes AMG GT3 junto de Lineu Pires. “Foi muito legal. Tivemos alguns problemas na última etapa, mas aqui estávamos rápidos o fim de semana todo”, destacou Campos. “Não temos muitas chances no campeonato, mas estamos mostrando nossa velocidade, o que é muito positivo”, emendou.

Pela GT4, Jacques Quartiero e Alan Hellmeister atingiram uma incrível sexta vitória em seis etapas no ano. Pela primeira vez, a dupla do Porsche 718 Cayman GT4 teve mais um companheiro, Giuliano Bertuccelli, que comemorou sua primeira vitória na categoria. “Parece que foi fácil, mas não é assim. Temos uma equipe de pit stops muito boa, com uma excelente estratégia, além do Alan ‘Hellmonstro’, que ajuda muito”, frisou Quartiero, elogiando o companheiro de equipe.

 

CAMPEONATO CHEGA À RETA FINAL

Depois de Interlagos, o Endurance Brasil terá apenas mais duas etapas em 2024: a primeira delas será no próximo dia 19 de outubro, no Velocitta. Já a oitava e derradeira prova acontece no dia 30 de novembro, em Goiânia.

O Império Endurance Brasil leva a promoção e organização da Associação de Pilotos de Endurance (APE). Os patrocinadores oficiais em 2024 são Cerveja Império, Stuttgart Porsche, Pirelli e Eurobike.

 

Confira os resultados da etapa de Interlagos:

 

P1/Geral:

  1. Vicente Orige/Sarin Carlesso (AJR/JLM) - 133 voltas em 4h05min50s
  2. Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Ligier/A. Mattheis) - a 20s546
  3. Emílio Padron/Henrique Assunção/Fernando Ohashi (Sigma/FTR) - a 29s927*
  4. Sérgio Jimenez/Marcelo Vianna/Christian Rocha (Sigma/Sigma Kraucher) - a 33s312
  5. Marco Pisani/Werner Neugebauer/Renan Guerra (Ligier/KTF) - a 1 volta
  6. Lucas Foresti/Victor Foresti/Adriano Buzaid (Ligier/Foresti) - a 1 volta

 

GT3:

  1. Guilherme Figueiroa/Lineu Pires/Júlio Campos (Mercedes AMG GT3/RC) - 130 voltas
  2. Marcel Visconde/Ricardo Maurício/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R/Stuttgart) - 130 voltas
  3. Ricardo Baptista/Rafael Suzuki (Mercedes AMG GT3/RC) - 130 voltas

 

GT4:

  1. Jacques Quartiero/Giuliano Bertuccelli/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart) - 121 voltas
  2. Fernando Gorayeb/Adriano Buzaid (Audi RS3 TCR/Eurobike-MC Tubarão) - 118 voltas
  3. Marcel Servidone/Andrew Maciel (Audi A3/Mamba Negra) - 109 voltas

 

Texto: Geferson Kern

 

Leia também...
02.09.2024

Títulos da GT4 e do Troféu Legends podem ser decididos por antecipação, já na próxima etapa

31.08.2024

Orige/Carlesso cravaram quinta pole consecutiva, em primeira fila toda de modelos AJR; Figueiroa/Campos/Pires saem na frente na GT3, com o Porsche 718 invicto no campeonato comandando o grid da GT4

30.08.2024

Programação em São Paulo contempla três dias de atividades antes da prova deste domingo

26.08.2024

Briga pelo título na GT3 está empatada, com disputas apertadíssimas na pontuação na Geral e na classe P1