Capa

Império Endurance Brasil Império Endurance Brasil

Orige/Carlesso vencem a terceira seguida e Quartiero/Hellmeister confirmam título da GT4

Mercedes de Suzuki/Baptista se deu melhor na GT3 e Padron/Assunção faturaram o troféu Legends, em prova encerrada de forma antecipada pela forte chuva

19.10.2024  |  953 visualizações

Vicente Orige e Sarin Carlesso estão impossíveis na temporada 2024 do Império Endurance Brasil. Neste sábado (19), no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), a dupla do protótipo AJR #444 venceu sua terceira prova consecutiva na temporada, logo à frente da Ligier #9, de Xandinho Negrão/Marcos Gomes, que mesmo vendo a primeira vitória do ano escapar novamente, manteve a liderança do campeonato na classificação geral e na classe P1.

A prova foi marcada pela chuva a partir da metade da disputa, o que fez a direção de prova decidir pelo encerramento com um mínimo de 75% do tempo determinado, que era de três horas mais uma volta. A corrida no interior paulista também foi marcada pela definição do primeiro título de 2024, para Jacques Quartiero/Alan Hellmeister, que pela primeira vez não venceram uma prova na classe GT4, mas levantaram a taça com uma prova de antecedência.

 

P1: AJR e Ligier travam batalha ferrenha por vitória e título

Depois de cravar a sexta pole position seguida no ano, Orige/Carlesso mantiveram a ponta numa largada marcada por um acidente, ocorrido a partir de uma rodada de Victor Foresti, que abandonou, assim como a Mercedes de Marco Billi. Guilherme Figueiroa e Pedro Burger também foram envolvidos, mas conseguiram seguir na prova. Voltas mais tarde, Gomes superou Carlesso e assumiu a ponta, mas na segunda hora de corrida, Orige assumiu o #444 e voltou à liderança, superando Xandinho Negrão, que estava no comando da Ligier.

Na metade da prova, a chuva apareceu, mas os líderes seguiam na pista com pneus slick à espera da melhoria do clima. Com 1h44, Ricardo Rosset bateu seu Mercedes na entrada da reta e provocou a entrada do Safety Car, que só deixaria a pista na bandeirada, com 2h25 de prova. Neste intervalo, a chuva aumentou e reduziu de intensidade, o que fez os times trocarem de ideia sobre qual pneu utilizar enquanto os carros estavam parados para o último pit stop.

“Agradecer à equipe maravilhosa que eu tenho, aos pilotos… é um ano difícil, mas a gente fez um trabalho excelente”, emocionou-se o chefe da equipe JLM Racing e criador do protótipo AJR, Juliano Moro. “Vamos para a Goiânia atrás do nosso título!”, emendou Carlesso.

 

GT3: Vitória dominante e disputa acirrada pelo título

Pela GT3, a prova foi liderada quase de ponta a ponta por Ricardo Baptista e Rafael Suzuki, que largaram na pole position. Baptista conduziu o carro nos dois primeiros stints e perdeu a liderança apenas de forma breve para o rival na luta do título, o Porsche 911 GT3 R da Stuttgart, com Marcel Visconde/Ricardo Maurício/Marçal Müller. Com a conquista, só uma vitória do Porsche na última etapa, dia 30 de novembro, em Goiânia (GO), impede o título de Baptista/Suzuki em seu primeiro ano de parceria.

“A gente acabou largado com um pneu usado, tivemos dificuldades com o ritmo, mas conseguimos manter a liderança. Ficamos na dúvida entre pneu de chuva e pneu slick no final, mas saímos com o pneu de chuva e foi a decisão certa”, destacou Baptista. “Hoje, o mérito é todo do Ricardo. Eu nem andei com bandeira verde. O Ricardo foi muito bem nos dois stints, manteve a diferença para os nossos principais adversários e ainda andou de slick na chuva. Ainda falta uma etapa e vamos tentar brigar pelo caneco”, completou Suzuki.

 

GT4: Título antecipado em dia de vitória inédita

Pela GT4, Jacques Quartiero e Alan Hellmeister confirmaram o título na primeira prova de 2024 em que não foram os vencedores: a dupla do Porsche 718 Cayman GT4 #21, da Stuttgart, liderava até a chuva aumentar de intensidade, quando entrou nos boxes para trocar os pneus. A MC Tubarão, responsável pela equipe Eurobike, manteve o Audi RS3 LMS de Fernando Gorayeb/Witold Ramasauskas na pista até a entrada do Safety Car, o que fez o sedã assumir a liderança e vencer pela primeira vez no ano.

“Toda vitória é emocionante. É como se fosse a primeira, foi muito estratégica. Usamos muito bem a troca de pneus, corroborando o trabalho que fizemos em todas as etapas. No ano que vem, vamos brigar pelo campeonato”, vibrou Gorayeb. “Entramos no meio do campeonato e essa vitória estava batendo na trave. A competência foi da equipe toda, o parceiro é excelente e vamos comemorar muito”, continuou Ramasauskas.

Já no Troféu Legends, Victor Foresti perdeu a chance de confirmar o título ao abandonar com o incidente da largada. A vitória, pela segunda vez consecutiva na temporada, ficou com o Sigma da FTR Motorsport, com Emílio Padron e Henrique Assunção. Mesmo assim, o brasiliense só precisa pontuar na última prova, em Goiânia, para confirmar o título.

 

Confira o resultado da prova no Velocitta:

 

 

  • Vicente Orige/Sarin Carlesso (AJR/JLM Racing - P1) - 81 voltas 

 

    1. Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Ligier/A. Mattheis - P1) - a 1s040
    2. Marco Pisani/Werner Neugebauer/Renan Guerra (Ligier/KTF Sports - P1) - a 1 volta
    3. Gustavo Martins/Vitor Genz (AJR/JLM Racing - P1) - a 2 voltas

 

  • Emílio Padron/Fernando Ohashi/Henrique Assunção (Sigma/FTR Motorsport - P1) - a 2 voltas

 

    1. Guilherme Bottura/Gaetano di Mauro/Pedro Bürger (Ligier/BTZ Motorsport - P1) - a 2 voltas

 

  • Ricardo Baptista/Rafael Suzuki (Mercedes AMG GT3/Team RC - GT3) - a 3 voltas

 

    1. Marcel Visconde/Marçal Müller/Ricardo Maurício (Porsche 911 GT3 R/Stuttgart - GT3) - a 3 voltas
    2. Christian Rocha/Marcelo Vianna/Sérgio Jimenez (Sigma/Sigma Kraucher - P1) - a 4 voltas
    3. Flávio Abrunhoza/André Moraes Jr./Leandro Ferrari (Ligier/BTZ Motorsport - P1) - a 4 voltas
    4. Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (Mercedes AMG GT3/Tech Force) - a 4 voltas
    5. David Muffato/Pedro Queirolo (AJR/TMG Racing - P1) - a 5 voltas
    6. Fernando Poeta/Andersom Toso/Pietro Rimbano (Ligier/FTR Motorsport - P1) - a 6 voltas

 

  • Fernando Gorayeb/Witold Ramasauskas (Audi RS3 LMS/MC Tubarão - GT4) - a 8 voltas

 

  1. Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart - GT4) - a 8 voltas
  2. Eric Santos/João Tesser/Giuliano Bertuccelli (Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart - GT4) - a 9 voltas
  3. Kim Camelo/Enzo Visconde/Henry Visconde (BMW M2 CS/MC Tubarão - GT4) - a 9 voltas
  4. Marcelo Servidone/Andrew Maciel (Audi A3/Mamba Negra - GT4) - a 13 voltas
  5. Guilherme Figueiroa/Júlio Campos/Ricardo Rosset (Mercedes AMG GT3/Team RC - GT3) - a 21 voltas
  6. Lucas Foresti/Victor Foresti/Adriano Buzaid (Ligier/Foresti Sports - P1) - a 81 voltas
  7. Marco Billi/Maurizio Billi/Max Wilson (Mercedes AMG GT3/Team RC - GT3) - a 81 voltas

 

Negrito: vencedores por categoria

Itálico: vencedores do Troféu Legends

 

SOBRE O IMPÉRIO ENDURANCE BRASIL

O Império Endurance Brasil leva a promoção e organização da Associação de Pilotos de Endurance (APE). Os patrocinadores oficiais em 2024 são Cerveja Império, Stuttgart Porsche, Pirelli e Eurobike.

 

Texto: Geferson Kern

Leia também...
19.11.2024

Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil

12.11.2024

Prova decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem

09.10.2024

Prova no dia 19 de outubro marca penúltima etapa de 2024 e retorno da categoria ao circuito do interior paulista

30.09.2024

Prova no interior paulista será a penúltima de 2024 e terá três horas de duração