A Stock Car desembarca nesse final de semana no Velopark para a terceira etapa da temporada. Ricardo Zonta foi destaque nas duas primeiras etapas e só não somou dois pódios em três corridas por ter sido uma das diversas vítimas das quebras de componentes dos novíssimos SUVs da categoria.
O ex-F1 tem em sua trajetória três pódios no autódromo situado no município gaúcho de Nova Santa Rita, sendo o detentor do recorde da pista com os carros da geração anterior, estabelecendo uma volta de 56.070s na tomada de tempo de 2022.
Com 2.278m, o Velopark é o autódromo mais curto e mais travado do calendário. Suas características exigem muito de carros e pilotos, pois é necessário um equipamento resistente para atacar as zebras nas tomadas de tempo, muita tração e eficiência nas freadas. Além disso, com retas muito curtas para refrescar o carro, demanda fisicamente muito do piloto, que passa boa parte da volta trabalhando.
Ou seja, o sucesso no Velopark passa por um carro resistente, pilotado por um competidor igualmente bem preparado.
E Ricardo Zonta vem especialmente credenciado no quesito preparo físico. O curitibano completou uma prova de triatlo na distância Iron Man no último domingo, percorrendo ao longo de 11 horas de 32 minutos 3.800m de natação no mar, 180 km de bicicleta e mais 42,195 km correndo a distância de uma maratona.
“O Velopark é uma pista que exige bastante do equipamento, onde tivemos vários pódios nos últimos anos. Estou otimista para um bom fim de semana, torcendo para o equipamento ser mais confiável e terminar no pódio, que já perdemos dois no ano por conta de algum problema mecânico. A equipe tem feito um ótimo trabalho para termos um bom carro e isso será mais importante ainda agora, pela característica da pista. No Velopark o carro pula muito na zebra e precisa aguentar, fora o calor. É uma pista que não tem muita reta e dependendo de como está a temperatura isso sacrifica demais do carro e do piloto. Já vimos provas no Velopark em que o piloto nem conseguia sair do carro e o novo SUV não tem ventilação nenhuma dentro, então pode ser uma das etapas mais difíceis do campeonato”, analisou o piloto dono do Mitsubishi Eclipse Cross #10.
A etapa tem um shakedown e dois treinos livres na sexta. No sábado acontecem o quali e a corrida de sprint, com a prova principal no domingo. Band e canais Sportv exibem as corridas ao vivo, com a TV a cabo mostrando também a tomada de tempo no sábado.
Stock Car - Etapa 3 - Velopark
Sexta-feira, 6 de junho
09h15 – Shakedown
10h35 – Treino Livre 1
14h50 – Treino Livre 2
Sábado, 7 de junho
10h05 – Classificação
15h00 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
Domingo, 8 de junho
12h10 – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
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