Capa

Vitória no FIA GT consolida nova fase de Enrique Bernoldi

19.10.2009  |    59 visualizações Kart

Paranaense começa a colher os frutos de sua inserção nas competições de carros de turismo, após carreira construída em cima dos monopostos

A vitória na etapa de Paul Ricard do FIA GT, no último dia 4 de outubro, ao lado de Roberto Streit no Corvette Z06 da equipe Sangari, marcou a consolidação de uma nova fase na carreira de Enrique Bernoldi.

A conquista foi a primeira do paranaense a bordo de um carro de turismo, equipamento desconhecido para ele em competições até 2007. "Estava acostumado a andar "sem capota"; era um piloto especializado em monopostos. Minha meta sempre foi andar de formula, tanto que atingi o objetivo principal, que era competir na F-1, por duas temporadas", disse Bernoldi.

Há dois anos, o crescimento da Copa Nextel Stock Car atraiu Bernoldi e o fez interromper a carreira internacional (onde correu por dois anos pela equipe Arrows e foi piloto de testes em duas temporadas da BAR) para respirar novos ares. O ano de aprendizado teve como ponto alto dois pódios, em Santa Cruz e Brasília. "Foi uma coisa totalmente diferente para mim", destacou.

"Como não tinha espaço na época para seguir correndo lá fora, decidi aproveitar a oportunidade, que abriu uma importante porta para mim, a dos campeonatos de turismo. Mas fiquei pouco lá, pois minha meta era seguir com a carreira internacional", continuou Bernoldi, que correu a temporada de 2008 na Indy, realizando o sonho de disputar a mítica 500 Milhas de Indianápolis.

No entanto, um acidente e uma fratura na mão durante uma das etapas da categoria norte-americana encerraram prematuramente a temporada de 2008 e trouxeram Bernoldi de volta ao Brasil. Seu retorno, em boas condições físicas, no início deste ano ao carro da RCM na Stock Car atraiu a atenção da Superleague, onde foi chamado para representar o time do Flamengo, e da equipe Sangari, que o convidou para formar parceria com Streit.

"Neste ano, posso dizer que estou fazendo tudo o que gosto. Disputo a Superleague, uma categoria de monopostos, representando uma grande equipe como o Flamengo, e consegui, junto com o Streit, a primeira vitória de uma equipe brasileira no FIA GT. De quebra, quebrei um jejum de vitórias que vinha desde a World Series, em 2004".

"A tudo isso, somo o nascimento de meus dois filhos, Maria e Bernardo nos últimos dois anos. Posso dizer que, curiosamente, neste período, minha vida mudou completamente e aprendi muito desde 2007, como pai e piloto. Espero que esta fase continue por um bom tempo", completou.

www.ebernoldi.com.br
Leia também...
02.07.2025

Capixaba disputa neste domingo (7) sua primeira prova de longa duração na Europa após fim de semana desafiador na Sprint Challenge

24.06.2025

A jornada do capixaba Rafael Brocchi na Porsche Cup ganha ares internacionais nesta semana onde acelera no Autódromo Internacional do Algarve

27.04.2025

Capixaba foi para o pódio nas duas corridas do final de semana, em P2 e P4

23.04.2025

O capixaba está pronto para acelerar em Interlagos na terceira etapa da Porsche Cup Brasil