Ricardo Zonta e Lico Kaesemodel conquistaram neste sábado (24) o título da Porsche Cup Endurance Series, com um quarto lugar na grande final da temporada, em Interlagos. Depois do décimo lugar alcançado no treino classificatório, a dupla subiu aos poucos na classificação com uma estratégia de retardar os pit stops ao máximo possível e estender os stints.
Além de fugir do tráfego e tentar aumentar o ritmo com menos gasolina antes dos pit stops, o objetivo da estratégia foi deixar os pneus mais novos no fim da prova, em trechos mais curtos com menos combustível. E o plano do engenheiro Thiago Meneghel funcionou à risca.
Lico foi o responsável por iniciar a corrida, enquanto Zonta foi quem fechou a prova. Em diversos momentos, o carro #63 liderou a competição, embora com uma parada a menos, o que obrigava a dupla a forçar muito o ritmo para abrir antes do último pit stop.
Após a última parada, na volta 105 do total de 117, Zonta caiu do primeiro para o quarto lugar, e, quando tentava encostar nos ponteiros, foi bastante atrapalhado por um retardatário que estava quatro voltas atrás nas últimas voltas. Depois de levar um susto com um toque a menos de dez voltas da bandeirada, o ex-F1 se livrou do retardatário e tocou firme rumo ao quarto lugar que deu à dupla o título de Endurance.
“Fizemos uma corrida constante, sem cometer erros, do início ao fim e isso foi muito importante. Tivemos alguns problemas durante a temporada, mas conseguimos superar. O carro estava bom, não éramos os mais rápidos, mas os mais constantes, com certeza. E é assim que se ganha um campeonato e fico contente em fazer parte desse primeiro título da Shell nos carros", destacou Zonta.
O próximo compromisso do piloto será também em Interlagos, dessa vez, no comando do carro #10, na grande final da Stock Car, no dia 09 de dezembro.
Destaque em Cascavel e Interlagos, ex-F1 mira etapa sem quebras no RS
Paranaense destaca desenvolvimento dos novos SUVs para jornada em Cascavel, na segunda etapa da competição
Piloto, que atualmente disputa a Stock Car Brasil, encara seu maior desafio fora das pistas
Na luta pelo título, ex-F1 permanece no time paranaense pela sexta temporada consecutiva