Capa

Em corrida tumultuada, Zonta marca pontos na abertura da Stock Car

08.04.2019  |    341 visualizações Ricardo Zonta Stock Car

No Velopark, prova começou com pista seca, mas chuva embolou o pelotão e depois asfalto secou novamente

A instabilidade do tempo na região de Nova Santa Rita (RS) tumultuou a prova de abertura da Stock Car, que comemorou os 40 anos da maior categoria do Brasil na corrida de número #550, mas, apesar da corrida tumultuada Ricardo Zonta conquistou o 11º lugar.

Mesmo com todos os pilotos usando pneus slicks, a largada se deu atrás do safety car já que havia alguns pontos do asfalto ainda úmidos. No começo, o ex-1 manteve sua posição na oitava posição. 

Na volta 18, começou a garoar, e o safety car entrou na pista após um acidente, quando o paranaense era o 12º. A relargada foi dada faltando 24 minutos para o fim, e a chuva apertou logo em seguida, no momento em que foi aberta a janela obrigatória para a troca de pneus.

Depois da confusão criada nos boxes quando a maioria dos pilotos entrou ao mesmo tempo, Zonta era o 11º. Naquele momento, a maioria absoluta dos pilotos estava com pneus para pista molhada, incluindo o dono do carro #10. No entanto, a chuva rapidamente parou, e os pneus com ranhuras de todos os pilotos começaram a se deteriorar, com o piloto finalizando a corrida em 11º.

"Meu grupo não andou no seco nos treinos, e as cinco voltas que eu dei no seco foram com pneu zero, então eu não sabia do desgaste dos pneus, e o balanço que ia ter na corrida. Na corrida, na terceira, quarta volta, quando o pneu novo começou a desgastar, ficou muito difícil de guiar o carro. Por muitas voltas tentei permanecer no traçado, mesmo assim, a traseira me levava para fora, e virei passageiro dos outros carros. Quando abriu o pit, coloquei pneu de chuva, o que para aquele momento era a estratégia. Mas depois de dez voltas já secou de novo, talvez a estratégia mais certa fosse parar. Agora é fácil falar, mas podia voltar a chover. Saí daqui com pontos muito importantes e vamos trabalhar para conhecer melhor os pneus novos para a próxima corrida", explicou.

A próxima etapa será disputada dia 5 de maio, no Velo Città, em Mogi-Guaçu. Será a primeira rodada dupla do campeonato.

 

Leia também...
09.12.2024

Na luta pelo título, ex-F1 permanece no time paranaense pela sexta temporada consecutiva

20.11.2024

Piloto da Shell-RCM venceu duas vezes e tem uma pole na capital de Goiás    

24.10.2024

Piloto da Shell-RCM destaca condições de aderência complicadas da pista uruguaia, que recebe a Stock Car neste final de semana

03.10.2024

Paranaense é o quinto no campeonato e quer se aproximar da liderança