O paranaense Ricardo Zonta foi o segundo colocado na Grande Final da Stock Car, neste domingo, em Interlagos, e, com o resultado, ficou com o vice-campeonato, seu melhor desempenho na categoria.
Quarto no grid Zonta, manteve a posição numa largada limpa. O paranaense imediatamente partiu para cima do terceiro colocado César Ramos, mas, ao tentar a ultrapassagem, mesmo com a linha preferencial por dentro, foi forçado para fora da pista e foi para a grama. Com as entradas de ar cheias de grama, Ricardo caiu para quinto e teve a refrigeração dos freios comprometida, mas depois recuperou a posição após passar Nelsinho Piquet no Pinheirinho.
Na décima volta, pouco antes da abertura da janela obrigatória para pit stops, Zonta ultrapassou Di Mauro na Reta Oposta e subiu para o terceiro lugar. No fim da volta, Gaetano Di Mauro entrou nos boxes logo, assim como Ricardo Maurício e Ramos, e Zonta assumiu a liderança.
O paranaense estendeu a permanência na pista até a volta 13. Com uma ótima operação da equipe RCM, Zonta voltou próximo dos dois primeiros colocados. Nas voltas finais, Zonta ainda tentou se aproximar dos líderes mas cruzou em terceiro - depois, os comissários puniriam César Ramos em cinco segundos, e Zonta ficou em segundo.
"Trabalhamos o fim de semana inteiro, principalmente para a corrida, fazendo um carro para a corrida. Sabíamos que tínhamos um potencial brilhante para a corrida. No Sol eu já coloquei do lado do #30, já tinha preferência da curva seguinte, e ele me jogou na grama. A sujeira de toda a grama veio no meu radiador e na ventilação nos freios, e a corrida inteira comecei a ter problema com o pedal do freio, não tinha mais eficiência nenhuma, uma pena. Tínhamos carro para brigar com o Ricardo Maurício, e era outro papo, quem ganhasse era campeão. Era o nosso objetivo, uma pena. Estou muito feliz por um lado, porque chegamos com boas chances de ser campeão", explicou o dono do carro #10.
Em relação a temporada Zonta comemorou o excelente ano. "Analisando a temporada inteira, foi a primeira vez que cheguei com chances de ser campeão. Todo o ano estávamos carregando lastro de sucesso, com chance de andar entre os quatro primeiros todo o campeonato. Então, hoje sei que cometi erros, deixei de ganhar alguns pontos, como Curitiba, onde poderia ter levado dez pontos a mais, teve a batida de Goiânia, poderia ter chegado aqui com 15 pontos a mais. São coisas que, mesmo com a experiência que tenho, tudo, é uma categoria que você tem de cuidar. Os pontos são muito preciosos. Chego feliz e sei que no ano que vem vou estar muito mais bem preparado para disputar o campeonato, isso que é importante", finalizou.
Foram divulgadas no último sábado as dez datas da próxima temporada da Stock Car. O campeonato começará a ser disputado a partir do dia 28 de março de 2021, mas ainda sem a definição dos locais das etapas.
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