Capa

Ricardo Zonta Stock Car

Stock Car: Zonta vai ao pódio no anel externo de Goiânia

Paranaense fez duas grandes corridas e conquistou a terceira posição na primeira corrida do dia

19.09.2021  |  73 visualizações

Com duas corridas muito movimentadas no anel externo, a Stock Car finalizou sua passagem por Goiânia em altíssimo estilo neste domingo. Ricardo Zonta colocou a Shell novamente no pódio, com o terceiro lugar na corrida 1. Ele esteve muito próximo de vencer a corrida 2, abrindo a volta final na liderança com seu Toyota Corolla #10, que foi completamente reconstruído da noite para o dia após a batida da véspera. A tabela de pontos agora tem Zonta em sexto com 210 pontos.

Zonta subiu de sétimo para quarto na largada e partiu para buscar a terceira colocação de Rubens Barrichello quando foi acionado o safety-car, obrigando o piloto a interromper a manobra sobre seu contemporâneo das pistas de F1. A corrida relargou na volta 6, com Zonta passando Barrichello com o botão de ultrapassagem e conquistando o terceiro lugar.

A janela dos pits abriu na volta 15, com Zonta em terceiro pressionando Allam Khodair pelo segundo lugar. Zonta foi o primeiro a entrar nos pits. Com o pelotão reordenado, o vice-campeão de 2020 era segundo atrás de Ricardo Mauricio.

Zonta e Khodair batalhavam pelo segundo lugar com seguidos acionamentos do botão de ultrapassagem. A duas voltas para a bandeirada, Zonta era terceiro, posição em que cruzar a linha de chegada para conquistar mais um pódio em Goiânia.

Na largada para a segunda prova, Zonta partiu de oitavo e foi bem na largada, avançando duas posições. Zonta era terceiro, o paranaense assumiu a vice-liderança na volta 12, ultrapassando Cesar Ramos por fora com o botão de ultrapassagem e levou o troco na passagem seguinte de forma semelhante. Na volta 14, sem push, Zonta passou Ramos na freada da curva Zero. Ricardo Maurício, que vinha logo atrás, momentaneamente ganhou posição dos dois, mas na reta o piloto Shell retomou o segundo lugar.

O box foi aberto para a janela de paradas obrigatórias na volta seguinte, mas foi acionado o safety-car. A corrida então relargou com Zonta em terceiro e logo tratou de entrar nos pits na primeira volta da janela. Na saída dos pits, o dono do Toyota Corolla #10 ganhou a posição sobre Ricardo Mauricio. Na volta de reorganização do pelotão, Zonta passou Gabriel Casagrande e Thiago Camilo e assumiu a liderança da prova.

Camilo, Mauricio e Zonta abriram a volta final emparelhados, com o piloto Shell por fora usando o botão de ultrapassagem para liderar, mas passou sobre uma peça na pista na entrada da curva 1 e acabou caindo para sétimo na volta final.

“Ontem fomos vítimas daquele acidente maluco e pelas poucas voltas no quali. A equipe virou a noite trabalhando para deixar o carro pronto para hoje. Terminamos bem a primeira corrida com uma estratégia boa, a segunda corrida eu estava muito bem, mas perdi o foco na última volta e perdi a vitória por pouco, apesar disso, foi um bom resultado olhando para tudo que sofremos durante todo o fim de semana”, analisou Zonta.

A próxima etapa do campeonato acontece no Velocitta, em 24 de outubro.

Leia também...
14.09.2021

Terceiro colocado na tabela de pontuação do campeonato da Stock Car, ex-F1 desembarca em pista onde já venceu

11.08.2021

Nova dupla espera manter histórico de vitórias no campeonato de resistência da categoria, que começa neste fim de semana em Interlagos

06.08.2021

Paranaense ocupa a quarta colocação no campeonato da maior categoria do país

29.07.2021

Cidade natal do ex-F1 e sede da Shell-RCM, Curitiba é palco das duas próximas etapas da categoria