O calor de sábado (23) no Velocitta prometia altas emoções para este domingo (24) no autódromo localizado em Mogi Guaçu (SP) para a décima e antepenúltima etapa da Stock Car Pro Series. Isso porque era alta a possibilidade de chuva no horário das corridas. Acontece que a chuva veio, com muita força, mas só de madrugada e pela manhã perdeu a intensidade. Uma hora antes da largada, o asfalto dos 3.448 metros já estava completamente seco.
Ricardo Zonta mais uma vez subiu no pódio da Stock Car no Velocitta. Protagonista das duas provas da rodada dupla, o piloto do Toyota Corolla #10 preparado pela equipe Shell-RCM finalizou a primeira prova em segundo e a segunda em sexto. Com 41 pontos, ele foi o segundo competidor que mais pontuou na pista de Mogi Guaçu.
O resultado catapultou o vice-campeão de 2020 aos 251 pontos. Ele ocupa a terceira posição no campeonato, empatado com Rubens Barrichello. “Foi um ótimo fim de semana, o carro se portou muito bem durante todas as atividades. A dificuldade aqui é encaixar o push, pois o tempo para usar de novo é de duas ou três voltas, então uma defesa pode custar muito caro. Parabéns pelo trabalho da equipe tanto no carro quanto na parada de box que foi muito boa. Feliz com o resultado. Quase consegui passar o Salas na corrida 1, mas ele estava muito rápido e não consegui concretizar a manobra. Estamos muito vivos no campeonato e vamos novamente lutar pelo título”, explicou o dono do Toyota Corolla #10.
As corridas
Depois de uma tentativa frustrada de largada, Zonta sustentou o segundo lugar no grid na curva 1. O ritmo dos ponteiros era muito similar e o primeiro stint transcorreu sem ataques decisivos entre os protagonistas da corrida. Zonta mantinha uma margem de cerca de 1s para o pole e até então líder Guilherme Salas.
Veio o primeiro ciclo obrigatório de paradas, e a equipe Shell-RCM fez diferença no trabalho de box. Zonta deixou os pits colado em Salas e tentou surpreender o #85 no fim da reta na volta 13 com o uso do botão de ultrapassagem.
Salas defendeu a linha interna. Zonta então seguiu colado no concorrente e, na passagem seguinte, voltou a atacar no mesmo ponto, desta vez sem o push-to-pass. Salas novamente defendeu na freada. E assim os dois primeiros seguiram até a bandeirada.
A segunda partida foi conturbada a partir do meio do pelotão, mas Zonta conseguiu avançar de nono no grid para oitavo. O ex-F1 mais uma vez teve um grande trabalho nos pits. A equipe Shell-RCM foi sagaz na previsão do combustível restante após duas intervenções do safety-car no primeiro stint. Como resultado, o #10 saltou de oitavo para sexto após o ciclo de paradas nos pits. E conservou a posição até o final.
A Stock Car tem mais duas etapas em 2021. Serão quatro corridas, duas marcadas em Santa Cruz do Sul e outras duas em praça a ser confirmada, para definir o título da temporada.
A próxima reunião da categoria acontece na pista do interior gaúcho, em 21 de novembro.
Piloto da Shell-RCM venceu duas vezes e tem uma pole na capital de Goiás
Piloto da Shell-RCM destaca condições de aderência complicadas da pista uruguaia, que recebe a Stock Car neste final de semana
Paranaense é o quinto no campeonato e quer se aproximar da liderança
Piloto da Shell-RCM está empatado na vice-liderança do campeonato, a 4 pontos do líder