Ricardo Zonta chega a Goiânia com a motivação em alta para a etapa que promete ser a de maior velocidade média do calendário. O palco da segunda rodada dupla deste ano é o Anel Externo da pista goiana, onde no ano passado as voltas no treino classificatório registraram média superior a 190 km/h. Com voltas na casa de 50s de duração, todo detalhe pode ser decisivo, uma vez que no cenário altamente competitivo da Stock Car moderna décimos de segundo bastam para colocar um carro no top5 ou fora da relação dos 25 primeiros.
No ano passado, por exemplo, a diferença entre a melhor volta no quali e a 28ª marca foi 0.672s. Nas corridas o panorama promete ser igualmente intenso –vale lembrar que a chegada da corrida no Anel Externo em 2021 foi a mais apertada da história da categoria. Outro fator decisivo é a estratégia de paradas nos pits, uma vez que um carro facilmente pode perder a volta do líder no momento de seu serviço obrigatório de troca de pneus e reabastecimento.
O ex-F1 tem retrospecto favorável em Goiânia, Zonta tem vitórias e poles em Goiânia, inclusive a primeira vitória da história de um Toyota Corolla na categoria, justamente em sua corrida de estreia. O paranaense da equipe Shell-RCM aparece em quinto na pontuação e quer buscar no Anel Externo o troféu de primeiro lugar que escapou por detalhes na última volta da corrida 2 no ano passado.
"A última corrida em Goiânia foi no oval e fizemos pódio na terceira colocação. Na segunda corrida, estava na liderança, mas uma peça solta de um outro carro na curva 1 se soltou e acabei passando por cima, na última volta, o que fez na pior das hipóteses que eu perdesse um pódio, ou poderia até ter ganho. A competitividade no oval é maior ainda. Os tempos ficam muito próximos. A estratégia de classificação e toda a programação de pista vai ser muito importante, o vácuo faz muita diferença, por isso, termos um carro acertado para reta, para velocidade mesmo. Então, o foco é acertar o carro para velocidade e para duas curvas a direita”, destacou o dono do Toyota Corolla #10.
A programação da etapa determina um treino livre na sexta-feira e outro no sábado, quando também está programado o quali (14h30). A primeira bateria do domingo tem largada prevista para 15h10. Os canais Sportv exibem ao vivo quali e corridas. A Band mostra as provas domingo.
Cronograma da etapa 2 – Goiânia
Sexta-feira, 18 de março
09:25 – 09:35 - Shakedown
13:45 – 14:55 – Treino livre 1
Sábado, 19 de março
10:25 – 11:35 – Treino livre 2
14:35 – 15:15 – Quali
Domingo, 20 de março
15:10 – Corrida 1 (30 minutos +1 volta)
15:37 – Corrida 2 (30 minutos +1 volta)
MS2 Comunicação
Jornalista Responsável: Glauce Schütz
glauce@ms2comunicacao.com.br
Piloto da Shell-RCM venceu duas vezes e tem uma pole na capital de Goiás
Piloto da Shell-RCM destaca condições de aderência complicadas da pista uruguaia, que recebe a Stock Car neste final de semana
Paranaense é o quinto no campeonato e quer se aproximar da liderança
Piloto da Shell-RCM está empatado na vice-liderança do campeonato, a 4 pontos do líder