A Stock Car se agita para retornar ao Rio de Janeiro após quase uma década, na inovadora pista montada no Aeroporto do Galeão. O inédito traçado de 3.226 metros terá a reta mais longa do calendário e 100% de sua superfície de concreto. Com busca em tirar o máximo dos carros em termos de velocidade de reta e o melhor desempenho dos pneus no piso da pista carioca, Ricardo Zonta desembarca com a motivação em alta na capital fluminense.
O ex-F1 chega com o Toyota Corolla #10 em nono no campeonato. A rápida adaptação ao circuito será outro fator determinante para sucesso no Rio, uma vez que as atividades de pista estão concentradas no sábado e no domingo e os pilotos terão apenas um shakedown de 10 minutos e dois treinos livres de 35 antes da tomada de tempo. Aqui a experiência de Zonta pode fazer a diferença.
"Voltar ao Rio depois de 10 anos sem provas da Stock Car, em um circuito inédito dentro do aeroporto do Galeão é inovador! Será uma etapa bem desafiadora, em função da programação, apenas de dois dias, em que precisaremos ter uma rápida adaptação!"
No mesmo sentido, o chefe da equipe Shell-RCM, Marcel Campos, conta com seu repertório vitorioso para trabalhar com as equipes de engenharia e entender rapidamente a evolução de aderência do traçado e a reação dos carros com a variação da temperatura do concreto.
A previsão dos tempos de volta é na ordem de 1min04s, o que faz da operação de pit-stops outro elemento chave para as corridas de domingo. As equipes não têm referências do tempo que será gasto no pitlane -então é provável que a parada de box faça o carro perder a volta do líder, a depender de seu posicionamento na pista durante a janela de paradas obrigatórias.
Em suma: são muitas variáveis e muitas novidades na Stock Car neste domingo, um verdadeiro jogo de xadrez em altíssima velocidade.
As corridas acontecem a partir das 13h20 de domingo, com transmissão ao vivo pela Band e canais Sportv.
MS2 Comunicação
Jornalista Responsável: Glauce Schütz
glauce@ms2comunicacao.com.br
Piloto da Shell-RCM venceu duas vezes e tem uma pole na capital de Goiás
Piloto da Shell-RCM destaca condições de aderência complicadas da pista uruguaia, que recebe a Stock Car neste final de semana
Paranaense é o quinto no campeonato e quer se aproximar da liderança
Piloto da Shell-RCM está empatado na vice-liderança do campeonato, a 4 pontos do líder