A sexta-feira da Stock Car no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, foi de muito trabalho para pilotos e equipes. Foram, no total, 60 minutos de atividades de pista, divididas em 30 minutos para cada carro em cada um dos treinos livres. Parece muita coisa, mas não é. Nesse tempo, eles precisam encontrar o melhor acerto tanto para a volta lançada da classificação, quanto para a regularidade das corridas. Com isso em mente, Ricardo Zonta teve uma boa sexta-feira, ficando entre os dez melhores no somatório das duas sessões realizadas debaixo de forte calor.
O experiente paranaense, mais uma vez com o apoio da Shell V-Power, em sua quarta temporada na equipe Shell-RCM, considera que encontrou um bom acerto para a corrida de domingo. Foram 23 voltas no total do dia que lhe renderam a oitava posição no somatório dos dois treinos livres. O tempo de pista serviu para amealhar informações preciosas dos novos pneus Hankook, mais duros que os Pirelli usados até o ano passado, e também das novas e maiores asas traseiras, que geram mais downforce, e também da altura maior dos carros em relação ao solo.
Agora, a tarefa de Zonta e da Shell-RCM, comandada pelo engenheiro Marcel Campos, vai ser analisar os dados obtidos nesta sexta-feira para encontrar também um bom caminho para a classificação. Vale lembrar que, antes da definição do grid de largada, pilotos e equipes terão apenas um shakedown de 10 minutos.
A classificação para a abertura da temporada 2023 da Stock Car terá transmissão ao vivo no sábado pelos canais sportv. No domingo, as duas corridas serão mostradas, também ao vivo, pela Band e pelos canais sportv.
O que ele disse:
"A gente aprendeu muito sobre as mudanças do carro, do regulamento. Mas é claro que falta ainda alguma regulagem para aperfeiçoar. A gente tem um carro muito estável, muito bom de corrida. Agora é trabalhar um pouco melhor para a classificação. Então, vamos analisar os dados volta por volta para ver qual o caminho que a gente consegue melhorar."
Ricardo Zonta
Cronograma – Stock Car – Etapa 1 – Goiânia
Sábado, 1º de abril:
12:35 – Shakedown
13:00 – Classificação
Domingo, 02 de abril:
11:43 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
12:21 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
Piloto da Shell-RCM venceu duas vezes e tem uma pole na capital de Goiás
Piloto da Shell-RCM destaca condições de aderência complicadas da pista uruguaia, que recebe a Stock Car neste final de semana
Paranaense é o quinto no campeonato e quer se aproximar da liderança
Piloto da Shell-RCM está empatado na vice-liderança do campeonato, a 4 pontos do líder