Após ficar fora da luta pela pole pelos critérios de desempate na tomada de tempo de sábado em Tarumã, Ricardo Zonta novamente levou azar no domingo no traçado gaúcho. O piloto Shell vinha como forte candidato à vitória na corrida 1, quando sofreu um furo de pneu saindo dos pits.
Forçado a se retirar da prova, o ex-F1 mostrou todo potencial do Toyota Corolla #10 na segunda bateria. Ele largou em 24º e terminou em quarto, somando pontos importantes para o campeonato.
Na primeira corrida, Zonta sustentou a sétima posição no grid durante as primeiras voltas. Ele entrou nos pits na 12ª volta e era o mais veloz da pista. A equipe Shell-RCM trocou o pneu traseiro esquerdo e, na saída do pitlane, o traseiro direito apresentou dandos forçando o abandono do piloto paranaense.
Na segunda corrida, Zonta alinhou em 24º no grid. Logo na primeira volta, houve uma longa intervenção do safety-car, para reparo de barreira de pneus danificada por um acidente de outro competidor. Foram consumidos cerca de 10 dos 30 minutos de prova sob bandeira amarela. Com a retomada da prova, Zonta seguiu evoluindo, para terminar em quarto.
A próxima etapa da Stock Car está marcada para Cascavel, dentro de quatro semanas.
O que ele disse:
“Uma pena a corrida 1, fizemos o acerto mais conservador possível para a corrida, fiquei cozinhando nas primeiras voltas e vi que o carro estava na calibragem certa e os outros outros começando a perder desempenho. Então foi minha hora de atacar. O carro estava ótimo, estava no desempenho ideal na liderança, sem forçar nada. Achamos que o pneu furou na entrada do box, mas não dá para saber. Trocamos o pneu interno, para ganhar tempo e deveríamos ter trocado o externo. O carro era bom para ganhar a corrida 1 e poderíamos brigar pela corrida 2 também.”
Ricardo Zonta
Paranaense da Shell-RCM tem quatro segundos lugares como melhores resultados no circuito
Paranaense da Shell-RCM tem três vitórias e oito pódios na pista paulista
Paranaense da Shell-RCM terá apenas dois treinos para fazer a adaptação no retorno da Stock Car ao país vizinho após seis anos de ausência
Com duas vitórias, paranaense da Shell-RCM foi o maior pontuador do período e, em terceiro na tabela, é o melhor representante da Toyota na temporada