Capa

Ricardo Zonta Stock Car

Confiante, Ricardo Zonta volta a Interlagos pela primeira após vitória no fim de 2023

Ex-F1 da Shell-RCM já venceu cinco vezes na tradicional pista de São Paulo

16.04.2024  |  1.888 visualizações

Confiança. É este o sentimento de Ricardo Zonta antes da terceira etapa da temporada 2024 da Stock Car, que será disputada no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, neste fim de semana. Após uma primeira etapa complicada, o paranaense da equipe Shell-RCM conseguiu um ótimo segundo lugar na corrida sprint da conturbada etapa do Velocitta, em Mogi Guaçu, há aproximadamente um mês.

Entretanto, de acordo com o regulamento esportivo da Stock Car, por causa da suspensão da prova principal pela chuva, os pontos deste pódio só serão contabilizados para os pilotos após a realização dela, prevista para antes da quinta etapa, também no Velocitta. Com isso, Zonta vai para Interlagos com 53 pontos marcados em 2024, na 13ª posição entre os pilotos nesta temporada.

O retrospecto do piloto Shell no circuito paulista é extremamente animador. Ele é o quarto maior vencedor em Interlagos em atividade, com cinco vitórias – sendo duas em 2023. Além disso, são seis pódios e mais duas pole positions. Um passado que deixa Ricardo Zonta confiante em uma boa etapa no fim de semana que marca o aniversário de 45 anos da Stock Car, categoria criada em 1979.

A nova dinâmica das corridas, com a mudança no cronograma de realização das corridas, com uma de 30 minutos no sábado e outra de 50 no domingo, também é um ponto de atenção. Para Ricardo Zonta, é importante ter bons resultados nas duas provas com o Toyota Corolla #10, já que a distribuição de pontos no novo regulamento aumentou bastante em relação às últimas temporadas da categoria.

"Interlagos é uma pista de que eu gosto muito. Temos cinco vitórias lá e encerramos a temporada 2023 no circuito em primeiro lugar. Além disso, estamos vindo de pódio no Velocitta. Esse retrospecto acaba sendo um fator muito positivo, pois estamos sempre competitivos. Agora com o novo formato temos que focar em conquistar dois grandes resultados. São muitos pontos em jogo, que não podem ser desperdiçados", destacou o ex-F1.

A programação da etapa de Interlagos será aberta nesta sexta-feira, com o shakedown e mais dois treinos livres. No sábado, as atividades serão abertas pela classificação. À tarde, será disputada a primeira corrida, que terá o grid determinado pela inversão das 12 primeiras posições do qualifying. E no domingo, a corrida principal encerra o cronograma da etapa com o grid definido pela classificação do sábado. A Stock Car tem transmissão dos canais Sportv, Band e das mídias sociais próprias da categoria.

Cronograma – Stock Car – Etapa 3 – Interlagos, São Paulo

Sexta-feira, 19 de abril:
08:30 – Shakedown
11:00 – Treino Livre 1
15:00 – Treino Livre 2

Sábado, 20 de abril:
10:00 - Classificação
15:00 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 21 de abril:
12:30 - Corrida Principal (50 minutos +1 volta)

Leia também...
25.06.2024

Piloto da Shell-RCM chegou em segundo na sprint da segunda etapa da categoria, em março. Fim de semana atípico terá 140 minutos de provas

14.05.2024

Sem Curitiba, piloto da Shell-RCM considera circuito único paranaense do calendário a sua casa na Stock Car

19.03.2024

Piloto Shell é o recordista de poles em Mogi Guaçu e enfatiza importância de achar o melhor acerto logo nos primeiros treinos

11.12.2023

Paranaense da Shell-RCM venceu duas vezes em 2023, uma delas em Interlagos, palco da Grande Final