Um palco que traz grandes memórias para Ricardo Zonta. É onde a Stock Car vai realizar sua sexta etapa da temporada, no traçado misto do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. O circuito de 3.835 metros e 12 curvas já foi palco de duas vitórias, uma pole e nove pódios do atual vice-líder do campeonato. E o piloto da equipe Shell-RCM quer mais neste fim de semana para seguir forte na luta pelo título.
Ricardo Zonta marcou sua pole position no circuito em 2020 e já venceu duas vezes, em 2017 e 2020. O piloto Shell, aliás foi o primeiro vencedor da atual geração de carros, que mescla o chassi tubular presente na Stock Car desde 2009 com a lataria dos modelos de rua; no caso de Zonta, o Toyota Corolla GRS. Será a despedida de Goiânia desses carros, já que a categoria planeja a estreia de um novo projeto para 2025, com um chassi completamente novo e carenagem baseada nos SUVs de produção.
O único porém deste fim de semana para Ricardo Zonta é o lastro de sucesso. Por ser o vice-líder do campeonato, o paranaense carrega 25 quilos extras no carro. A regularidade, então, será essencial nas duas corridas do fim de semana, que entregam muitos pontos. Dois bons resultados seriam perfeitos para manter uma posição entre os cinco primeiros na classificação do campeonato e, ao mesmo tempo, manter-se próximo de um eventual líder. Mas até mesmo a liderança é possível em Goiânia.
"Chegamos em Goiânia na vice-liderança do campeonato, em uma temporada extremamente equilibrada, em que a regularidade com o formato de duas corridas no final de semana é fundamental. Em Goiânia, temos um histórico muito positivo. Apesar de uma falha técnica na primeira etapa desse ano ter nos prejudicado, sempre tivemos bons resultados. A expectativa é voltarmos a liderança e seguirmos nessa crescente na disputa do título. Pela nossa posição no campeonato, levamos 25 kg de lastro de sucesso, o que muda bastante no comportamento do carro. Nosso trabalho é buscarmos um acerto para essa configuração para não perdermos velocidade", destacou o ex-F1.
Vale lembrar que a etapa deste fim de semana estava programada para o anel externo, mas a organização da categoria decidiu correr no misto de Goiânia. Uma ajuda às equipes, que já andaram com o novo regulamento na abertura do campeonato, em março. A gestão dos botões de ultrapassagem não é mais um mistério.
A programação da etapa de Goiânia será aberta nesta sexta-feira, com o shakedown e dois treinos livres. No sábado, as atividades serão abertas pela classificação. À tarde, será disputada a primeira corrida, que terá o grid determinado pela inversão das 12 primeiras posições do qualifying. E no domingo, a corrida principal encerra o cronograma da etapa com o grid definido pela classificação do sábado. A Stock Car tem transmissão dos canais Sportv, Band e das mídias sociais próprias da categoria.
Cronograma – Stock Car – Etapa 6 – Goiânia, GO
Sexta-feira, 26 de julho:
08:30 – Shakedown
10:05 – Treino Livre 1
14:25 – Treino Livre 2
Sábado, 27 de julho:
11:25 – Classificação
15:30 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
Domingo, 28 de julho:
14:00 – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
Piloto da Shell-RCM venceu duas vezes e tem uma pole na capital de Goiás
Piloto da Shell-RCM destaca condições de aderência complicadas da pista uruguaia, que recebe a Stock Car neste final de semana
Paranaense é o quinto no campeonato e quer se aproximar da liderança
Piloto da Shell-RCM está empatado na vice-liderança do campeonato, a 4 pontos do líder